Já se sabia que a vitória esmagadora de Chris Froome não iria passar ao lado de polémicas. Aliás, esta começou a ser levantada logo antes da etapa, quando alguém (Antoine Vayer) resolveu divulgar na Internet um video onde se pode observar os dados de Froome (cadência, velocidade, Frq. Cardíaca e Potência) ao longo de toda a subida do Ventoux (2013) - famosa pelas acelerações do britânico. Froome faz acelerações aos minutos 28 (para se livrar de Contador), 30 (primeira - de três - tentativa de deixar Quintana), 37 (segunda) e 44 (terceira). A grande polémica, e para a qual ninguém arranja explicação dá-se ao minuto 30, quando Froome passa dos 400 watts para os 1000 (pasme-se) sem subir o pulso! Isto é... Froome consegue desenvolver mais energia, sem acelerar o motor! Como tal... a explicação é: Froome é ET... vem seguramente de um planeta diferente!
Naturalmente a Sky desvaloriza o video, diz que a montagem é fake e os dados foram adulterados... No entanto, escusaram-se sempre a divulgar os pseudo verdadeiros... afirmado agora que isto é um caso para os advogados resolverem!
A mim o que me incomoda mais não é tanto o domínio de "Vroome", mas sim a força desmedida da Sky! A gula é um dos pecados "mortais", e a Sky abusa deste pecado na minha opinião! Nem nos tempos de US Postal, os norte-americanos faziam isto! Controlavam a corrida, mas não metiam malta das clássicas no meio de grandes trepadores... Ontem Geraint Thomas foi sexto, Porte segundo e Froome primeiro.. algo nunca visto nos tempos US Postal! Como li por aí... Porte pode estar a fazer o papel de Roberto Heras.. mas Porte está a léguas da capacidade de Heras na montanha.. pêlo menos assim o penso! Mas de facto, Porte faz de Heras, quando Froome faz de Armstrong.
Sem comentários:
Enviar um comentário