quinta-feira, 6 de junho de 2013

Análise ao Plantel I

Como já tinha dito vou deixar aqui a minha análise ao plantel atual do Benfica. Este será o primeiro de dois posts. Aqui ficam alguns comentários a jogadores que estiveram este ano no plantel, aos reforços já conhecidos e eventuais regressos. Mais tarde deixarei outro post em modo de conclusão.
(Existem mais jogadores de quem se poderia falar, é certo, mas não chamei à baila dado que muito provavelmente não entrarão mesmo nas contas do novo ano).

Guarda Redes:

Artur - Bom guarda-redes, mas que tem falhado demais nos momentos chave para o que se exige a um Gk do Benfica. Só isso o impede de ser um Gk acima da média, mas talvez possa ser feito algo para evitar que se repitam as situações dos dois últimos anos. 

Paulo Lopes - O verdadeiro suplente, na minha opinião. Não me parece fazer sombra a Artur, mas nota-se pelo seu benfiquismo que pode ser um elemento útil no balneário. Penso que poderá manter-se como 3º Gk. É formado no clube, e isso é importante em termos de inscrições da UEFA (principalmente). 

Mika - Onde está o Mika Gk dos Sub-20 que prometia tanto? Talvez mereça mais oportunidades, para além de jogar a espaços na "B". Um empréstimo a uma equipa da 1ª liga podia ser uma boa opção. 

Oblak - Uma época em cheio no Rio Ave. Na seleção Eslovena compete pelos postes com Handanovic (Gk do Inter). Tem tudo para poder vir a ser o nosso próximo grande guarda-redes, e acho que ficava bem no plantel principal.  Poderá ser titular? Penso que será difícil, mas quem sabe com uma boa pré época e alguma boa vontade de JJ... No minimo faria igualmente bem a Artur ter uma sombra desta qualidade. Seria contudo determinante garantir que faria alguns jogos (pelo menos Taça de Portugal e da Liga) para não estagnar o seu crescimento. Oblak está numa fase em que precisa de jogar para deixar de ser uma promessa e tornar-se numa certeza. 

Defesas Direitos

Maxi Pereira - Máxi é Máxi e ponto. No entanto, Máxi já não é super Máxi, e se antes o fulgor físico escondia algumas lacunas defensivas, agora isso já não é suficiente. 

André Almeida - Uma agradável surpresa deste ano. Não é um jogador para ser o TOP do futebol do Benfica, mas é certinho e cumpre. Uma boa alternativa para "tapar buracos" mas não mais que isso. 

João Cancelo - É um jovem que promete qualquer coisa. Não sei o que poderá render este menino nas mãos de JJ, mas pelo menos a pré época seria interessante de ver fazer com os A. Um empréstimo a uma equipa da primeira liga poderia ser uma boa opção para vê-lo crescer. 

Defasas Esquerdos

Melgarejo - Uma adaptação made in JJ que não resultou em Coentrão (não nascem todos os dias) mas funcionou. Penso que pode ser uma alternativa, mas não pode ser o nosso defesa esquerdo se queremos ambicionar algo grande (Liga dos Campeões).

Luisinho - Hãã? Quem? Ah.. mostrou pouco, no pouco que teve para mostrar. Não chega para aqui. A venda ou a equipa B é o caminho mais certo.

Defesas Centrais

Luisão - O capitão! Está tudo dito! Já perdeu fulgor físico, não é o jogador que calçava na seleção Brasileira, mas é importante na equipa. Mais que o que joga, a liderança que transporta faz que seja ainda um imprescindível. No entanto, há que pensar que em certos jogos, com certa gente pela frente, Luisão já não aguenta. Tem que jogar com um central rápido ao lado.

Garay - O TOP da defesa do Benfica. Melhor que este senhor só a mulher dele. Agora novamente a sério. Um dos melhores defesas que já vi jogar no Benfica, ao nível quanto a mim de D. Luiz. Vai ser difícil de manter (pode jogar em qualquer grande equipa), e será imprescindível acautelar devidamente a sua eventual saída. 

Jardel - Jardel é aquele jogador que nunca sei se hei-de gostar ou não. Não é, e nunca vai ser Garay, mas também não é Roderick. Penso que é uma alternativa credível. Geralmente cumpre bem quando é chamado, embora seja amigo de volta e meia dar uma fífia em cima de um jogo irrepreensível... Ai Jardel Jardel..

Miguel Vitór - Jogador da formação que nunca entendi muito bem porque não chega pelo menos ao nível de Jardel. MV está ligeiramente abaixo. Não sei o que se passa com o rapaz (entretanto crescido). Talvez esteja de saída, pois nunca teve muita confiança de JJ.

Sídney - O puto maravilha chegou a ser considerado a 3ª maior promessa em centrais no mundo inteiro (já jogava cá). Nunca deu o salto e tinha tudo para isso... Parece que é amigo de se divertir muito (assim mais oi menos ao nível do Dani) e talvez por isso não dê para mais. Pode ser mais um a sair neste mercado. 

Roderick - Eh páh, coiso! Não dá. 

Mitrovic - Reforço. Não conheço. Pelo que sei era titular lá no v?j!%a?!? da Bélgica. Pode surpreender, mas parece-me um tipo para vir para fazer de Roderick entre a A e a B.

Medios (defensivos/centro)

Matic - O jogador do ano. Revelação total e afirmação por completo. Joga a 6 e a 8, tem pés, cabeça etc, etc.. não vale a pena falar muito. Será muito cobiçado, mas penso que pode ficar. Seria até bom para ele garantir mais uma ou duas épocas a este nível no Benfica, de modo a garantir um lugar de titular indiscutível em qualquer equipa de TOP Europeu. 

Enzo Perez - Adaptação made in JJ. Época brilhante, pois não era ali que ele jogava. Aprendeu rápido e executou normalmente bem. Um ou outro momento de menor fulgor ficou por certo a dever-se à falta de descanso de um dos homens chave da equipa 12/13. Tem tudo para se afirmar como um grande 8 no próximo ano. 

André Gomes - Uma boa revelação chegou a ir à seleção A (eu sei que o nível não está muito alto por lá, mas é importante). É um jovem que mostra ter potencial para vir a ser um caso sério, pelo menos no Benfica. Algumas lesões levaram a uma quebra na última parte da época. No entanto há espaço para ele na equipa, e acredito que nas mãos de JJ pode crescer muito. 

C. Martins - "Enfim" é a palavra. Bons pés. Boas capacidades. Pouca cabeça! Quando quer e se contem é jogador de equipa grande. Mas isso é raro, e portanto não pode ser jogador para o Benfica. Mesmo como alternativa não cumpriu. Fica ligado ao empate com o Estoril pelas piores razões, e mais uma vez que precisávamos do C Martins bom, tivemos o mau. Para mim, dispensável. 

Urus Matic - Reforço. Nunca vi, não tenho referências, não sei se é para a equipa B se pode ser válido para a A. Por ser irmão de Nemanja não significa que é bom, mas se tiver 70% das capacidades do irmão pode servir. 

Ruben Amorim - Regresso. Ruben acaba o empréstimo ao Braga e volta ao Benfica (ou talvez não). Foram públicos os desentendimentos com JJ e com a continuidade do técnico das duas uma. Ou Ruben vem mais calminho e disposto a ouvir quem manda mais que ele, ou terá de ser vendido. A primeira opção era a melhor, pois tem pés para ser uma alternativa credível para médio centro. 

Medios Criativos/Ofensivos

Aimar - O Deus está provavelmente de saída. Não é oficial, mas tudo indica que assim será. Foi uma temporada aquém das expectativas, com uma primeira metade muito marcada por lesões, e na segunda metade sem a confiança de JJ. Nos jogos que fez notou-se a falta de ritmo, apesar de se ver que quem sabe nunca esquece. O meu desejo? Aimar ficar na equipa técnica, ou noutra qualquer função próxima do clube. O ideal mesmo era junto da equipa, e podia já começar a preparar-se para a carreira de treinador... no Benfica claro! Este senhor respira futebol, sabe mais daquilo que a maioria dos que la andam e poderá dar um grande técnico. Vê-lo como sucessor de Jesus era uma espécie de fetiche. 

Duricic - Reforço. Este sérvio chega cheio de boas referências. Assume-se como um 10 à moda de Rui Costa ou Aimar. Puto, se fores só parecido a eles vais ser um dos grandes então! Falas bem, mas espero que não fales muito e jogues menos! Parece-me contudo que é o reforço mais "a sério" que o Benfica conseguiu até ao momento e deve trazer uma melhoria significativa para a equipa. 

Alas (Direita/Esquerda)

Salvio - Pah não parece mas este tipo ainda só tem 22 anos! Fez 13 golos e 10 assistências em 50 jogos esta época. São números muito bons para um ala (especialmente no capítulo dos golos). Não há dúvida da suas capacidades e deverá ser o dono e senhor da ala direita novamente no próximo ano. Ainda há margem para progressão, por isso é esperar uma época ainda melhor. 

Gaitán - Este menino é só à chapada. É provavelmente o maior talento que por cá andou nos últimos anos, mas tem a mania que só puxa dos galões quando quer. E quando quer faz a diferença. O azar de ele não querer sempre pode ser também a sorte para o termos por cá mais uns tempos. Se fica, e quiser jogar à bola.. será o dono da ala esquerda. 

Ola John - Um talento enorme tem também este miúdo. Na primeira época não se saiu nada mal, mas nota-se que ainda não é jogador de alta rotação. Será mais um ano para crescer, e quando estiver no seu melhor momento da época será segurante muito útil para a equipa. Pode fazer a diferença sozinho, e as grandes equipas precisam destes jogadores. 

Urreta - Que dizer deste rapaz. Ainda é um miúdo, nota-se que sabe umas coisas e é aplicado. Esta época mostrou que tem uma coisa que tem escasseado no SLB. Sabe bater livres, e isto muitas vezes decide jogos. É rápido, tem técnica q.b.. Pode ser uma alternativa para as alas. O problema dele é que nesta posição o Benfica está por demais bem servido, e isso pode leva-lo novamente ao empréstimo ou mesmo à venda. 

Nolito - Regresso. Técnica q.b., vontade e entrega total fazem deste rapaz um bom jogador. Sempre gostei muito dele, porque é capaz de romper defesas muito fechadas (maior parte dos jogos no campeonato) com a sua entrega e faro para o golo. O maior problema dele? Parece que não gosta de ouvir, e perde a calma. Provavelmente não vai ficar por falta de compatibilidade com JJ e porque concorre para uma posição já com muitos candidatos. 

Miguel Rosa - Equipa B. Será que é desta que M. Rosa vai ter a sua oportunidade? Se não for passa a ser oficial que este rapaz também terá algum problema com JJ. Os bons jogos na equipa B valem-lhe o distintivo de melhor jogador da segunda liga, anos luz à frente de toda a gente. Mais uma vez vai encontrar enorme concorrência para a sua posição. No entanto, pelo menos a pré-época era justo que fizesse com os "grandes". 

Sulejmani - Reforço. Em tempos uma das maiores promessas do futebol europeu, que esbarrou numa lesão  sendo posteriormente afastado da equipa A do Ajax por não querer renovar o contrato com o gigante Holandês. Ainda é relativamente novo (24 anos) e poderá ser uma jogador importante na equipa de JJ. Veremos como corre a adaptação, mas tem tudo para trazer mais qualquer coisa de novo à equipa. 

J. RojasReforço.Tem apenas 20 anos e tenho poucos dados sobre este Paraguaio. Penso que terá dificuldade em impor-se numa equipa que já está por demais servida nesta posição. Não entendo até muito bem o porquê da insistência nos extremos, mas a pré época pode mostrar que é jogador e foi uma contratação acertada. Convém que seja melhor que Nolito, Miguel Rosa ou Urreta, senão não veio fazer nada, porque já cá havia. 

Avançados/Ponta de Lança

Oscar Cardozo - 46 jogos, 32 golos esta época. Há quem não goste, eu acho que os que são melhores que este estão (quase todos) em sítios que o Benfica não pode alcançar. Portanto, continuo a achar que é um jogador muito acima da média, para jogar nos último 30 metros do campo. O pior de Cardozo: perder a cabeça. Já mandou calar os adeptos, reclama por ser substituído, já cascou em adversários, este ano cascou no Proença (essa foi boa :p) e cagou tudo de forma trágica ao comportar-se como um perfeito idiota no final do jogo da Taça. E isto leva-me a pensar que havendo uma boa proposta por Cardozo, Vieira deveria pensar duas vezes em vender o Paraguaio. Não é só pelo que fez ao treinador, mais que isso, ele pôs ao barulho também um colega de equipa (André Almeida). São coisas para mim inadmissíveis num profissional de futebol, que pode sim perder a cabeça, mas Cardozo tem 30 anos, muito tempo de bola, e já deveria apresentar mais maturidade para se saber comportar dentro da equipa. Falando que tem 30 anos, esta poderá também ser a última vez que o Benfica pode fazer algum (bom) dinheiro com ele. A transferir ativos importantes, Cardozo pra mim está na linha da frente. 

Lima - 50 jogos, 30 golos e 11 assistências. Números só ao alcance de um grande jogador, que faz a diferença e penso que poderá apresentar números anida melhores no próximo ano. 

Rodrigo - Espera-se pela expulsão definitiva deste rapaz. Desde que levou pancada do B. Alves nunca mais voltou ao nível que tinha nessa altura. Tens de ter calma rapaz. Queres mostrar demais, reclamas porque jogas pouco, ficas amuado porque não marcaste golo apesar da equipa ter ganho. Assenta esse juízo e podes ir muito longe. Se cá ficar, espera-se que volte melhor que este ano, porque tem condições para isso.

Kardec - Foi promessa, até vai fazendo umas coisas, mas compete com gente que está um degrau acima dele. O mais certo é a saída. 

Nelson Oliveira - Regresso. O Ibrahimovic tuga teve um ano difícil no Depor, como quase todos lá (sejamos  justos). Vi neste rapaz qualidades para ser o melhor avançado português das últimas décadas, e por isso espero que ele fique ao serviço de JJ. É caso para dizer que se ele quiser e Jesus também, isto pode dar um caso sério. Acho que é preferível tê-lo como 2ª opção a aprender a jogar com JJ que emprestar para jogar pouco e perder mais um ano de aprendizagem. 

Rodrigo Mora - Regresso. Fez bons jogos no River, marcou golos e mostra que pode ser uma opção. Resta saber se de facto pode resultar cá na tugolândia. Vamos ver. tem concorrência apertada e vai ter de provar que merece muito uma oportunidade. 

Markovic - Reforço. É um miúdo ao que parece com enorme potencial. Nunca vi jogar à bola, mas parece que joga como 2º avançado, tem técnica e é rápido. É mais uma opção para o ataque, falta ver pra crer.

Sem comentários:

Enviar um comentário