sexta-feira, 7 de junho de 2013

Análise do Plantel II

Olhando à análise feita no post anterior sobre o plantel do Benfica, projete-se agora então o plantel para 2013/2014.

Na baliza Artur e Oblak seriam as opções para disputar as redes. Para terceiro guarda-redes, Paulo Lopes.

No lado direito da defesa falta, quanto a mim, um jogador mais seguro a defender. Uma contratação de nível superior a Maxi seria importante para esta posição. Maxi deveria ficar como uma alternativa a esse jogador, enquanto André Almeida podendo fazer várias posições seria o nosso "tapa buracos" para emergências.

De igual forma (aqui ainda mais importante) é necessário um jogador de maior valia para o lado esquerdo da defesa. Melgarejo deveria ficar como a alternativa. Luisinho teria guia de marcha, nem que seja para a B.

No centro da defesa, o mais importante é acautelar a eventual saída de Garay. Não vamos vender o Argentino no último dia, e jogar a época toda com Luisão e Jardel, Ok? Duas vezes já é burrice! É preciso ainda assim saber se Mitrovic serve como cobertura, ou será necessário vir mais alguém. 

No meio campo é essencial contratar alguém que faça a posição 6. Até pode ser um jovem promissor (naturalmente com capacidade para poder ser já titular), que venha para aprender, e tornar-se no dono daquela posição depois da saída de Matic. Bem, se Matic sair, obviamente é preciso ir ás compras!
Para a posição 8, há a dúvida de R. Amorim. Considero que a entrada de um 6, mais Ruben resolveria a situação. Há ainda André Gomes, e Matic às vezes (lá está, se houver outro 6 de qualidade no plantel, Matic poderá jogar por vezes a 8) para fazer descansar Enzo. Acho que este vai ser o ano Enzo!

No meio campo criativo/ofensivo, com a saída de Aimar, Duricic é o dono da posição. Mas poderá dividi-la por vezes com nomes como Gaitan ou Sulejmani.

Nas alas há um excedente de jogadores, e a questão é saber quem fica e sai. Salvio, Gaitan, Ola John e Sulejmani parecem-me os 4 indiscutíveis. Poderá/deverá ficar ainda mais alguém entre Urreta,  Miguel Rosa, Nolito e Rojas. Se fosse eu a escolher, e antedendo ao cenário já falado no post anterior, ficaria Urreta ou M. Rosa, o que melhores garantias desse na pré época.

Para jogar na frente, novamente um excedente, pelo que a questão é saber quem fica e quem sai.
Cardozo, Lima e Rodrigo como os senhores da frente de ataque. Mais dois nomes são necessários. Markovic e Nelson Oliveira seriam à partida os nomes que escolheria. No entanto, uma nova vaga poderia ser aberta, no caso de Cardozo sair. Na impossibilidade (financeira) de ir buscar um ao nível de Cardozo, ficaria Rodrigo Mora.


A dispensar: Luisinho, Sídnei, Roderick, Miguel Vitór, C. Martins, Nolito, Kardec

A decidir depois da pré época: Mitrovic, João Cancelo,  Urus Matic, Miguel Rosa, Rojas, Urreta, Rodrigo Mora

A emprestar (de preferência a alguém da 1ª Liga Portuguesa): Mika, e dispensas da lista "a decidir" acima. 

Por último algumas contas muito por alto. Não sei quanto dinheiro o Benfica terá de fazer em vendas, mas é certo que algum terá obrigatoriamente que ser. Provavelmente a conjuntura económica obrigará a que este valor seja maior, mas vamos considerar que 40K será o valor mínimo.  

Na lista de dispensas penso que se poderia atingir o seguinte valor: Luisinho (0.5K), Sidnei (1.5K), Roderick (0.5K), C. Martins (1.5K), Nolito (6K), Kardec (1.5K), num total de 11.5K. 

Há nomes emprestados ou na equipa B, que não deverão entrar nas cogitações da equipa mas que poderão render algum dinheiro. Júlio César (0.5K), Carole (0.5K), Nuno Coelho (0.5K), Fernandez (1K), Djaló (1K) e Jara (3K), num total de 6.5K.

Com este emagrecimento de plantel o Benfica poderia encaixar até 18 Milhões de euros, sem perder nenhum dos seus ativos mais valiosos. 

Ficaria a faltar um encaixe na ordem dos 22K para chegar ao valor de 40 Milhões de euros. Como chegar até ele? Garay, Matic, Gaitan, Cardozo, Rodrigo e Lima são os maiores candidatos. Alguns deles sozinhos faziam a conta por completo. No caso de outros seria necessário ver sair mais alguém. Como já referi anteriormente, desta lista, e sabendo que teremos de perder alguém, escolheria Cardozo (12K). Só Cardozo não chega, e mais alguém o teria de o acompanhar. Fala-se que Garay está prometido ao Man United, o que seria suficiente para fazer o restante em falta. Sinceramente, penso que Garay, a par de Matic, seria das perdas mais difíceis de repôr. E assim, provavelmente tentaria vender Rodrigo (15K) ou Gaitán (30K). Acho que a equipa se ressentiria menos sem Cardozo e Gaitán ou Cordozo e Rodrigo, que sem Garay ou Matic.



2 comentários: