terça-feira, 16 de julho de 2013

Benfica: primeiras impressões.


Terminou a digressão do Benfica na Suíça, com um saldo de duas vitórias, um empate, 12 golos marcados e 6 sofridos. Parece-me que o saldo é positivo, no entanto salta claramente à vista a "facilidade" de encaixar golos deste Benfica. Especialmente porque não defrontamos adversários por aí além. A nível ofensivo ficou claro que continuaremos muito bem servidos, tanto em qualidade como em quantidade. No meio campo a entrada de Ruben Amorim vem dar mais opções, todavia, a mim parece-me que em certas alturas da época seria bom ter alguém mais ao estilo Javi Garcia, e não vejo ninguém no plantel que possa fazer esse trabalho bem. A defesa mostra-se para já o sector mais débil, embora se compreenda que o futebol ofensivo do Benfica terá sempre custos a nível de golos sofridos. No entanto, uma equipa para ganhar coisas importantes precisa de ter mais capacidade neste sector. 
Em termos de notas individuais, e começando pela defesa, Lisandro mostra que tem boas condições para agarrar um lugar na titularidade (especialmente no caso da previsível saída de Garay). Mitrovic mostra para já muita garra, tem condições para agarrar um lugar na equipa principal. Silvio mostra que dos dois defesas contratados para as laterais, ele é o que mais garantias dá. Certinho, sem comprometer defensivamente, precisa apenas de melhorar o entrosamento e terá boas perspectivas de ser titular. Já Bruno Cortês, para já, não me impressionou. É empenhado, mostra vontade, agressividade e garra, até se envolve bem no ataque, mas defensivamente está longe daquilo que se exige a um jogador para aquela posição. Vamos ver se JJ consegue pôr o rapaz a defender bem até ao início do campeonato. Ruben Amorim destacou-se como uma alternativa muito válida para o miolo, algo que de resto já era esperado (basta agora que mantenha a cabeça ao nível da qualidade que tem nos pés). No ataque há bons destaques. Djuricic tem futebol nos pés e tem tudo para ser o 10 que a equipa precisa. Sulejmani é outro que vem acrescentar muita capacidade de romper defesas, tecnicamente brilhante pode ser um jogador ao nível do que foi Saviola em 2010. E por último a destacar igualmente a capacidade técnica de Markovic! O golo de hoje é uma amostra daquilo que seguramente ele muito poderá dar durante a época. É provavelmente aquele mais potencial tem para crescer ao longo do ano. Quase dá para ver o talento em bruto que está dentro deste rapaz! Brilhante! 
Agora resta esperar pelos próximos jogos, pois à medida que a pré época avança as ilações passam a ser mais corretas. Por agora ainda estamos na fase em que um qualquer Carlos Martins pode ser o homem do jogo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário