segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tour: 2º dia de descanço

Segundo dia de folga na Volta a França, dia para olhar como vai a corrida agora que se vai entrar na semana mais dura da prova. Até ao momento Chris Froome tem estado em grande, tendo apenas tido um dia menos bom, quando foi surpreendido pela equipa da Saxo-Thinkoff num corte do pelotão. No entanto na hora da verdade Froome sempre esteve presente, e se nada de anormal acontecer irá levar para casa a sua primeira camisola amarela do Tour. O britânico conta já com mais de quatro minutos de vantagem sobre a concorrência mais direta, e será preciso ter um dia muito mau para perder toda esta vantagem. Um dos seus concorrentes mais diretos será Bauke Mollema, todavia o holandês previsivelmente irá preocupar-se mais em segurar o seu lugar no podium final, que propriamente em atacar a liderança de Froome. De resto, caso consiga manter-se no TOP3 será um resultado muito positivo para Mollema, que sairia do Tour excedendo as expectativas que o rodeavam à partida para a prova. Aquele mais poderá arriscar ainda em tentar destronar Froome será seguramente Alberto Contador. O espanhol já venceu a corrida por diversas vezes, pelo que mais que segurar um lugar no podium, este ciclista ambicionará sempre dar tudo por tudo. De resto, aquilo que poderá mesmo valer a Contador, será a sua enorme ambição e capacidade de leitura da corrida. É um ciclista que sempre que vê oportunidade mexe na corrida, tendo isso já lhe valido uma vitória na Volta a Espanha de 2012. No entanto, já ficou evidente que Alberto não tem pernas para Chris Froome e em condições normais poderá mesmo acabar por perder ainda mais alguns minutos para o britânico.
A Saxo-Thinkoff poderá ainda usar Roman Kreuziger como joker, atacando a corrida de longe com checo e obrigando a Sky e Chris a ter de intervir. Outro joker poderá ser Nairo Quintana que, sendo provavelmente aquele que mais luta poderá dar a Froome na montanha, deverá mexer muito na prova nos dias dos Alpes, tentando ainda chegar a um lugar no podium final de Paris. Caso mantenha este nível, poderá mesmo ser um grande candidato, em especial para destronar Bauke Mollema, que pareceu em ligeira quebra já no dia do Ventoux. 
Dentro do restante TOP10 ainda muitas mexidas poderão acontecer, todavia, não é expectável que possa haver mais algum ciclista com capacidade para dar o salto para os três lugares cimeiros da classificação. 
Nas restantes classificações esta segunda semana trouxe algumas novidades. Na montanha lidera agora Chris Froome, que se valeu essencialmente das duas vitórias em alto que já conquistou na corrida. Pierre Rolland terá de atalhar caminho nos Alpes, caso queira chegar a Paris com a camisola das bolinhas. Já na juventude Quintana perdeu a liderança no CR , no entanto, o Ventoux deu-lhe de novo a liderança, sendo que daqui até final já será difícil que Kwiatkowski possa voltar a alcançar o colombiano. Na verde, dos pontos, Sagan está intratável, e até já saca cavalinhos durante a etapa quase em modo de festejo. O eslovaco terá apenas que cumprir as etapas de alta montanha e garantir que chega a Paris, pois esta camisola já não lhe irá escapar.
Por equipas lidera a Saxo-Thinkoff, estando com boas perspectivas de subir também ao podium de Paris, podendo servir como um prémio menor de consolação para uma equipa que vinha para o Tour claramente apostada na vitória individual de Alberto Contador. 

Classificações à partida para a última semana de prova:

Geral
1.GBRFROOME Christopher1SKY PROCYCLING61h 11' 43''
2.NEDMOLLEMA Bauke164BELKIN PRO CYCLING61h 15' 57''+ 04' 14''
3.ESPCONTADOR Alberto91TEAM SAXO-TINKOFF61h 16' 08''+ 04' 25''
4.CZEKREUZIGER Roman94TEAM SAXO-TINKOFF61h 16' 11''+ 04' 28''
5.NEDTEN DAM Laurens167BELKIN PRO CYCLING61h 16' 37''+ 04' 54''


Pontos
1.SVKSAGAN Peter11CANNONDALE377 pts
2.GBRCAVENDISH Mark151OMEGA PHARMA-QUICK STEP278 pts
3.GERGREIPEL André24LOTTO-BELISOL223 pts


Montanha
1.GBRFROOME Christopher1SKY PROCYCLING83 pts
2.COLQUINTANA ROJAS Nairo Alexander128MOVISTAR TEAM66 pts
3.ESPNIEVE ITURRALDE Mikel116EUSKALTEL - EUSKADI53 pts


Juventude
1.COLQUINTANA ROJAS Nairo Alexander128MOVISTAR TEAM61h 17' 30''
2.POLKWIATKOWSKI Michal153OMEGA PHARMA-QUICK STEP61h 19' 41''+ 02' 11''
3.USATALANSKY Andrew178GARMIN - SHARP61h 24' 15''+ 06' 45''


Equipas
1.DENTEAM SAXO-TINKOFF183h 01' 46''
2.NEDBELKIN PRO CYCLING183h 05' 22''+ 03' 36''
3.FRAAG2R LA MONDIALE183h 09' 49''+ 08' 03''

Amanhã será dia para aproximação aos Alpes. Uma etapa de média montanha que poderá terminar com uma fuga a ter sucesso. Será contudo daqueles dias onde a falta de atenção poderá sair caro a alguém.

Favoritos segundo "o maestro"

***** P. Sagan
****  S. Chavanel, T. Voeckler
***   M. Kwiatkowski, R. Costa, A. Valverde
**    D. Martin, A. Schleck, D. Moreno, D. Navarro

Sem comentários:

Enviar um comentário