sábado, 10 de agosto de 2013

Balanço da pré-época

O Nápoles vs Benfica marcou o final da pré-época, e a partir de agora passa a ser a doer! Como tal, em jeito de balanço e antevisão ficam as notas positivas e negativas para mim desta pré época. No final fica igualmente aquele que me pareceu o onze ideal da pré-época. Apenas uma ideia daquilo que me parece que poderia ser a equipa frente ao Marítimo. 

Notas positivas:
  • O aumento de opções no meio campo, com a entrada de Ruben Amorim. 
  • O aumento de opções e qualidade técnica no último terço do terreno com as entradas de Djuricic, Markovic e Sulejmani. É particularmente notório, em especial nos dois primeiros casos, que estes jogadores serão uma mais valia para poder "romper" as defesas mais fechadas em jogos que estejam bloqueados. 
  • Ganhamos mais um central de qualidade, que poderá efetivamente ser uma alternativa credível aos titulares. Refirmo-me obviamente a Lisandro.  
  • Os últimos jogos mostram claramente uma melhoria do Benfica em ter a bola. Esta foi uma das maiores lacunas da última época, onde o Benfica vivia constantemente da vertigem ofensiva. O crescimento do meio campo (entrada da opção amorim) em junção com a qualidade de Gaitan e Djuricic oferecem novas soluções para jogos mais complicados, particularmente jogos de Champions. 
  • Continuamos a jogar futebol "positivo", com o golo sempre na cabeça, boas trocas de bola, etc.. Isto dá gozo ver, e sabe sempre melhor ganhar vendo bom futebol e marcado muitos golos (afinal a na tugolândia serão sempre as equipas a puxar pelos adeptos..). 
Notas negativas:

  • Os problemas das laterias não foram resolvidos da forma que mais seria adequada. Quanto a mim a entrada de Silvio é adequada, e até penso que poderá ser o nosso lateral direito a muito curto prazo. Mas Cortez não é o lateral que faltava. Faltava um que entrasse na equipa de caras, e desse clara segurança defensiva (porque era isto que faltava no ano passado). Cortez até tem melhorado, até pode vir a crescer como fez Melgarejo no ano passado, mas para outro Melgarejo... já cá tínhamos um!!!
  • A falta de opções para a posição 6. Não se pedia outro Matic, porque esses são caros, não nascem todos os dias e não ha capacidade para ir buscar outro semelhante. Todavia, pedia-se alguém que viesse para cobrir a posição de médio defensivo e tivesse a capacidade de vir a ser "um Matic" no futuro. A meu ver pedia-se ainda outra qualidade nesse jogador. A capacidade de destruir jogo, alguém mais ao jeito de Javi... Acho que vamos sentir falta de "um Javi" em alguns momentos...
  • A trapalhada Cardozo. Não porque ache que vamos sentir muita falta de Cardozo (veremos se vamos marcar menos golos ou não) mas porque o caso foi todo mal gerido (ver post anterior)... 
  • A critica barata dos adeptos anti-tudo. Nunca tinha assistido em parte alguma haver lenços brancos ainda na pré-época, e após a 1ª derrota da mesma. Sinais dos tempos, onde a exigência está altíssima.. mas continuo a não entender o porquê de tanta agitação.. Ou melhor entendo.. mas vale mais esperar pela resposta dentro de campo da equipa!
Para finalizar fica aquele que foi para mim o onze que mais me entusiasmou.. Penso sinceramente que não deverá fugir muito ao que será apresentado nos Barreiros.

GK: Artur
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo
Medios: Matic, Enzo, Salvio, Gaitan
Avançados: Markovic, Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário