segunda-feira, 29 de junho de 2015

Benfica: plantel 2015-2016


O Benfica (versão 2016) arranca este sábado, e embora que ainda em versão "beta", penso que o grosso do plantel estará definido. Faremos por isso um pequeno exercício por forma a encontrar aquele que poderá ser o plantel do Benfica de 2015/2016.
No esquema aqui ilustrado estão jogadores ainda com futuro incerto. Uns podem ainda sair, outros podem não ficar no plantel principal, mas para já são todos jogadores do Benfica (podendo faltar uma ou outra confirmação oficial). Outros jogadores há, como Luis Fariña, Bébé, Djaló, Candeias, etc... que por diversas razões não creio que entrem no totobola da equipa de 2015-2016.
Assim, parece que a posição de guarda-redes está definida e fechada. Júlio César renasceu na última época, e será o dono e senhor do lugar na maior parte dos jogos. Ederson, contratado ao Rio Ave, deverá ser a alternativa. Um jovem da formação do Benfica, que fomos resgatar de novo a Vila do Conde, depois deste ter mostrado predicados acima da média durante o último ano. Poderemos pensar que terá um futuro à semelhança de Oblak? O tempo dirá... mas espero que sim, e que não fuja na primeira oportunidade. Paulo Lopes renovou e continuará a ser um dos indispensáveis comunicadores de mística aos novos jogadores. Artur, é praticamente certo, deixará o Benfica este verão.
A lateral direita estará para já entregue a André Almeida e Nélson Semedo. A mais que eminente saída de Máxi Pereira abre no entanto a possibilidade de contratação de um novo defesa direito. Há vários nomes em cima da mesa, e a chegar algum, este deverá ser um jogador que acrescente algo à equipa em termos de qualidade. André Almeida cumpre na posição, e Nelson Semedo é jovem com potencial, mas a precisar de tempo para crescer.
A dupla de centrais prevê-se que venha ser a mesma do último ano. Luisão parece cada vez melhor, e a falta de velocidade é largamente compensada com menos correrias e melhor posicionamento. É o capitão, patrão da defesa, e patrão da equipa no campo - indispensável. Jardel deverá fazer o par com o grande capitão, e depois de uma época de total afirmação, Jardel dá garantias de poder competir ao nível exigível. No entanto, penso que não atingirá nunca o patamar do seu colega de posto, ou mesmo de antecessores como D. Luiz ou Garay. Espero que possa surpreender, mas será bom manter o nível. César e Lisandro têm para ja o futuro um pouco incerto, mas há boas probabilidades de se manterem como alternativas aos titulares. Os dois dão, quanto a mim, garantias, sendo que a minha preferência vai para Lisandro - penso que pode dar mais e atingir um nível igual ou superior a Jardel.  Há ainda Lindelof. O jovem sueco vem da formação e é outro dos cinco prometidos por Vieira para a equipa sénior. Veremos o que tem para dar, mas será para mim um surpresa se se conseguir afirmar como elemento importante da equipa já este ano.
A lateral esquerda deverá continuar entregue a Eliseu, embora este possa ter concorrência séria. Principalmente da parte de Sílvio, caso este tenha afastado os problemas com lesões para algum tempo. Gosto do futebol de Sílvio (que ainda poderá ser uma opção para a lateral direita), e em alguns momentos parece-me até mais seguro defensivamente que Eliseu. Marçal é reforço, e terá sido uma oportunidade de mercado, pois chega a custo zero. Poderá ficar numa óptica de cobertura ao plantel, e surpreenderá-me que consiga entrar na equipa regularmente. 
O meio campo apresenta alguns lugares relativamente definidos. Sámaris, Feija, Cistante, Pizzi e Rubén Amorim deverão ser o núcleo base da zona intermédia equipa. Depois haverá que ver o que podem dar João Teixeira (vindo da formação), Mukhtar e Pelé. Dependendo ainda da forma de jogar do Benfica (poderá haver algumas alterações), as posições e número de elementos do meio campo poderão variar entre dois e três. No caso de existir a opção três elementos, haverá que contar com a entrada de um médio ofensivo, que poderá ser Talisca, Djuricic ou Diego Lopes. Se a opção de Rui vitória passar por em alguns jogos (particularmente os mais "complicados") usar três médios, penso que pelo menos dois destes três jogadores poderão ficar no plantel. Eu confesso que tenho alguma curiosidade em ver Djuricic ter nova oportunidade, agora com um treinador diferente (que lhe berre menos, mas o consiga motivar por outros métodos). Espero igualmente que ele também queira ser o jogador que pintaram que ele podia ser... Diego Lopes até poderá ser o elo mais fraco ,e acabar emprestado... mas o miúdo também já mostrou qualidades, e dependerá muito da forma de jogar que referi acima. Voltando aos médios mais recuados, Pelé poderá acabar emprestado, por falta de espaço e para bem do seu progresso. Terá de impressionar muito na pré-época (se chegar a fazê-la com a equipa A). A minha grande curiosidade aqui vai para o que Cristante poderá dar. Para mim (que não pesco nada disto), o italiano tem todo o potencial necessário para ser um médio de calibre internacional... falta aprender muito, é certo, e ganhar intensidade no seu jogo.. mas.. parece-me que tem algo que os outros não têm. Poderia até encaixar com Samaris, adiantando o grego para a posição 8.
As alas (ou posições de médios ofensivo direito e esquerdo) para já até não estão mal compostas. A grande questão é saber da permanência do Nico ou não. Por mim ele ficava, e não precisa de vir mais ninguém. No entanto, caso seja mesmo desta que saia, será importante colmatar a saída com um jogador de calibre internacional (ou pelo menos potencial para o ser em 1/2 anos). Taarabt e Carcela são promessas adiadas de jogadores que poderiam já ser de classe internacional/mundial. No entanto, não se têm afirmado, e poderá ser perigoso esperar que isso aconteça com os dois agora. Seria muito bom que sim. Em todo o caso, basta-lhes que tenham a cabeça no lugar e se livrem de lesões para poder ser boas alternativas. Sálvio só volta no final do ano (a correr bem), e deverá ser um bom reforço de inverno. Nuno Santos e Gonçalo Guedes são promessas da formação, e seria um erro esperar deles grandes feitos já no imediato. Será muito bom se daqui a um ano dissermos que estão em condições de ser titulares em alguns jogos... Na mesma linha poderemos contar com Bilal-Ould-Chikh e Murilo, que são jovens promessas de outros países, tão iguais a Gonçalo e Nuno Santos. Alguns destes poderão acabar emprestados ou mesmo na equipa B. 
Finalmente, e pensando no ataque, as opções abundam. No entanto, a qualidade não é assim tão segura. Existe Lima e Jonas que representam para já o topo de qualidade do ataque benfiquista, dando garantias até certo limite - pelo menos para consumo interno. Não acredito que saiam os dois, não descartando que um deles (principalmente Lima), possa sair. Na linha de sucessão, e como alternativa, vem Jonathan. Uma promessa do futebol Uruguaio, que mostrou algumas qualidades na equipa B, e pede agora por uma oportunidade. Acredito que ficará na equipa A, no entanto, será perigoso encara-lo como fonte segura de rendimento. Hassan (caso se confirme a sua assinatura - parece haver alguns problemas com os exames médicos), pode dar algo diferente à equipa. É mais "um Cardozo", podendo ser opção mais viável em jogos onde a presença na área pode ser um factor importante. Derley e Francisco Vera poderão ter dificuldades em entrar na equipa A. Um empréstimo ou a equipa B poderá ser o destino. No caso de Derley, mais o empréstimo ou mesmo a venda, enquanto Francisco Vera poderá ter que percorrer o caminho de adaptação na equipa B, tal como fez Jonathan. Em suma, não se perderia nada em conseguir um avançado de qualidade extra para a equipa, especialmente tendo em conta a capacidade de chegar mais longe nas provas europeias, e tendo alternativas à altura de Jonas e Lima. 
Aguardemos agora pelos desenvolvimentos dos próximos dias, pois algumas novidades podem surgir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário