sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sobre Maxi, apenas isto


A novela Maxi Pereira vai longa (demais), e a poucos dias (quase horas) de terminar o seu actual contracto com o SL Benfica, ainda não há novidades oficialmente. Já esteve com um pé dentro do Benfica, um dentro do Sporting, um dentro do Porto, no estrangeiro, no Benfica novamente, no Porto novamente... enfim. Isto só acontece porque Maxi Pereira não quis/quer clarificar a sua situação. Confesso que me entristece um pouco que o vice capitão do Benfica não tenha tido a consideração que seria expectável que tivesse pelos (ainda seus) adeptos e pelo seu clube. E nem digo que essa consideração fosse renovação de contrato. Deveria ser a consideração de não enrolar o clube que representou durante tantos e largos anos! Se a camisola do Benfica merece tão grande respeito, a braçadeira que tantas vezes ele já colocou no braço merece muito mais ainda! Por isso caro Máxi, este não foi um momento de capitão. Foi um momento de um qualquer tipo que jogou no Benfica. Numa pequena análise a tudo o que se ouviu... sabemos que:

Máxi tem propostas em carteira para jogar fora de Portugal (mas aparentemente não são financeiramente muito vantajosas)  

Máxi tem uma proposta do Benfica para renovar contrato.

Máxi acordou verbalmente com Luis Filipe Vieira que renovaria contrato quando voltasse da Copa América. 

O Agente de Máxi é dos maiores ciganos da história do futebol

O Agente de Máxi ofereceu o vice-capitão do Benfica aos rivais para valorizar o jogador, e tentar extorquir novamente o Benfica. 

O Benfica cagou no agente de Máxi, como já deveria ter feito há uns anos atrás.

O Sporting gastou tudo nos peaners, e não fez nenhuma proposta decente.

O Porto ofereceu 2K/ano durante 4 anos ao Maxi

O Benfica reviu a sua proposta para o limite máximo salarial de 1,5K/ano, durante 3 anos.

Os valores oferecidos por Benfica e Porto estão claramente acima do expectável para um jogador da dimensão de Maxi Pereira. O rendimento desportivo de Maxi não justifica 1,5K, muito menos 2K. Talvez essa seja a razão porque pouco se fala de clubes estrangeiros, que normalmente apresentam propostas nesta ordem - muito acima da capacidade do Futebol Português. 

Olhando a isto, não posso deixar de concluir que Máxi afinal não é o capitão que eu pensava. Um capitão histórico que ele podia ter sido, tinha renovado com o Benfica (porque seguramente tinha à frente do dinheiro outros valores). Um capitão histórico do Benfica, tinha dito bem cedo que apesar de sentir aquela camisola, tinha tomado a decisão de sair do Benfica para outro clube fora de Portugal, ou porque ia voltar ao seu país (como tantos outros fazem legitimamente quando terminam a carreira) ou porque as propostas estrangeiras eram compensatórias a nível financeiro. Um capitão do Benfica em nenhum momento deixaria o seu clube pendurado, em função de meia dúzia de notas. Um verdadeiro capitão não trocaria a sua equipa pela sua maior rival, ao troco de mais quinhentinhos... 

Por fim Máxi, te digo. Obrigado por todos os anos em que vestiste com respeito a camisola do meu clube, Obrigado pelo profissionalismo. Desculpa lá se pensei (como muitos) que tinha sido mais que profissionalismo. A partir de agora serás sempre apenas um profissional qualquer do Benfica - ao qual desejarei tudo de bom - ou do Porto - ao qual desejarei muita saúdinha! 

PS1: Não me lixem com a história do empresário, porque na vida do Máxi manda ele mesmo... penso eu.

PS2: Não me lixes Máxi com a BALELA da Familia, porque não conheço famílias a passar mal por  apenas terem rendimentos de 1.5k/ano - mete lá essa ideia naquele sitio, que aqui não cabe.

Nesta barraca não mais haverá postas sobre esta novela Uruguaia!
End...

Sem comentários:

Enviar um comentário