segunda-feira, 13 de julho de 2015

Tour - Balanço da primeira semana

1.GBRFROOME Christopher31TEAM SKY31h 34' 12''
2.USAVAN GARDEREN Tejay61BMC RACING TEAM31h 34' 24''+ 00' 12''
3.BELVAN AVERMAET Greg68BMC RACING TEAM31h 34' 39''+ 00' 27''
4.SVKSAGAN Peter47TINKOFF-SAXO31h 34' 50''+ 00' 38''
5.ESPCONTADOR Alberto41TINKOFF-SAXO31h 35' 15''+ 01' 03''
6.COLURAN URAN Rigoberto118ETIXX-QUICK STEP31h 35' 30''+ 01' 18''
7.ESPVALVERDE BELMONTE Alejandro59MOVISTAR TEAM31h 36' 02''+ 01' 50''
8.GBRTHOMAS Geraint39TEAM SKY31h 36' 04''+ 01' 52''
9.COLQUINTANA ROJAS Nairo Alexander51MOVISTAR TEAM31h 36' 11''+ 01' 59''
10.CZESTYBAR Zdenek116ETIXX-QUICK STEP31h 36' 11''+ 01' 59''

Está feito mais de 1/3 da Volta a França. Faltam agora 2016.2 km até ao cortar de meta de Paris, dos quais muitos serão por entre montanhas e vales do Pirinéus, Alpes e Maciço Central. A "verdadeira" Volta a França arranca esta terça-feira com a chegada à Pierre-Saint-Martin, mas arranca já com grandes diferenças entre os principais candidatos a estar em Paris de amarelo. De resto, o maior candidato de todos já está com a camisola no corpo, e segura por uma vantagem interessante. Não decisiva, mas considerável! Froome mostrou-se o mais consistente durante a primeira semana, não se podendo apontar qualquer falha. Sempre bem colocado.. e com a equipa a corresponder em cheio no dia da prova colectiva. O seu adversário mais próximo está a doze segundos, e não faz parte do lote de grandes candidatos à partida. Tejay faz parte das segundas linhas mais ameaçadoras, fez uma excelente preparação, mas agora é que se verá o quanto pode valer frente a Froome. está muito bem colocado...
Alberto Contador está já a mais de 1 minuto! É bastante, mas o que deve preocupar mais o espanhol deve ser o tempo que cedeu na chegada ao muro de Huy. Não foram boas impressões, no entanto, o espanhol alertou que deveria melhorar ao longo da prova!... Não poderá distanciar-se mais, sob pena de ficar irremediavelmente fora das contas. 
O vencedor do ano passado, Vincenzo Nibali, regista um atraso de quase 2 minutos e meio! Demasiado para quem pretende revalidar o título. Adivinha-se uma tarefa difícil, e chama-se à acção o melhor "tubarão" de Nibali para fazer frente à montanha! Caso contrário o italiano deverá começar a pensar mais no pódio, e menos em chegar a Froome. Nibali que até esteve bem no pavé (embora sem conseguir fazer a diferença do ano passado), mostrou debilidades no Mûr-de-Bretagne, deixando-se ainda surpreender pêlo vento... Especialmente no dia em que fica cortado, Nibali deu um passo atrás muito grande. 
Nairo Quintana parte para as "suas" montanhas a 1 minuto e 59 segundos de Froome. Não foi uma má semana para o colombiano, mas podia ter sido perfeita se não tivesse ficado cortado logo na segunda etapa! Recuperar dois minutos a Froome não se antevê uma tarefa nada fácil! Todavia, é possível, e a partir de agora as coisas poderão jogar ligeiramente mais a favor de Quintana! Terá como aliados de circunstância todos os que querem roubar amarela ao britanico, restando saber se a sua especialidade de trepar estará por cima da de Froome. Se estiver... cuidado! Será mais fácil quanto a mim Quintana recuperar os dois minutos, que Contador o minuto e três que tem de atraso! À parte de azares que não se podem evitar, Quintana terá conseguido na primeira semana um lugar no pódio de Paris.. o outro deverá ser de Froome! Resta saber quem a ocupa o outro lugar, e qual será a ordem. Afinal de contas, tudo pode mudar a partir daqui! 
Haverá ainda que destacar pela positiva Joaquim Rodriguez, que estando muito bem na primeira semana, sai prejudicado pelo mau trabalho da sua equipa no CRE, e ainda pela falha no dia em que fica cortado! Será que ainda dá para o pódio? Agora o terreno é favorável! Quem também parte para as montanhas bem colocado é Rigoberto Uran! Sexto, a 1'18min, está em boa posição para atacar o pódio. Vamos ver se as pernas mostram o melhor Uran... Não esquecer Valverde.. não correu mal.. e será uma carta importante para a Movistar... Vamos ver como eles a vão jogar!... Warren Barguil parte para as montanhas a pouco mais de dois minutos! Grande candidato ao TOP 10, e quem sabe... vamos ver! No que respeita à geral, fica por último uma nota para Rui Costa. O nosso campeão não teve uma semana nada fácil, depois de "meio pelotão" ter resolvido fazer-lhe "moche" na mais feia queda dos últimos anos no Tour! Azar para o Rui, que lhe custou boa parte do atraso que tem!.. Mesmo no dia em que ficou cortado.. como muitos outros.. a coisa podia ter corrido tão bem, e depois... Enfim!.. O Rui diz agora que está melhor... Veremos o que nos reserva. O TOP 10 estará difícil, pelo menos em luta directa.. Poderemos ver o Rui numa fuga? Recuperar tempo, e quem sabe ganhar uma etapa? É possível. Nos Pirenéus a chegada a Cauterets assenta-lhe muito bem! Quem sabe?!
Para terminar ficam os destaques a Greipel e Sagan (que deverão disputar a verde), enquanto pela negativa à que ressaltar Kristoff (que não se conseguiu impor como na primeira metade da época) e Pinot, que tem a Volta a França perdida, e procurará agora chegar a uma vitória de etapa (ou chegar à camisola da montanha..). 

Sem comentários:

Enviar um comentário