domingo, 30 de agosto de 2015

Benfica 3 - 2 Moreirense



Apanhado: Mais um jogo de sofrimento para os Benfiquistas... mais um jogo intranquilo... e mais um jogo com as mesmas virtudes e defeitos dos anteriores. No entanto, desta vez a entrada do Benfica foi bem melhor.. melhor que com o Arouca, e muito melhor que com o Estoril... Até surgir o golo do Moreirense o Benfica estava melhor na partida, procurando ir para o ataque, conseguindo chegar perto da baliza.. mas novamente definindo mal as suas jogadas ofensivas.. Eis que numa das poucas jogadas de ataque consentidas pelo Benfica ao Moreirense, os minhotos marcam! O nervosismo voltou a instalar-se de forma bem mais significativa... mais pressa de despachar a bola.. de chegar à baliza.. de rematar... mesmo assim foram-se acumulando oportunidades clamorosas perdidas (Jonas contou duas.. e  não é nada normal). Até que veio um Mexicano que na primeira vez que toca na bola, é para a meter na baliza. Empolgarão.. segundo golo quase de rajada... Bom futebol.. Bom envolvimento.. classe de Gaitan.. "Petardo" de Samaris.. e tudo parecia encaminhado para os três pontos, até nova complicação defensiva, e erro grave da equipa de arbitragem que não invalida o 2-2. Novamente Giatan.. Desta vez Jonas em modo Jonas faz o seu terceiro golo em três jornadas. A vitória é inquestionável.. como os números acima mostram.. O pior.. o pior continua a ser a intranquilidade defensiva, as desconcentrações e falta de eficácia.. o resto está a ir "ao sítio". 


O Positivo: 

As pequenas melhorias na qualidade de jogo do Benfica. A equipa está a crescer devagar.. às vezes devagarinho... mas o certo é que cada vez se nota maior instrumento entre o meio campo e o ataque, com a equipa a ir mais solidamente para a frente.

A capacidade de criar lances para golo. O Benfica sofre por ineficácia do seu futebol ofensivo. Cria o suficiente para fazer vários golos... tem jogadas de qualidade e de envolvência, com toda a equipa a participar e a movimentar-se.. é o principal, e está a melhorar. 

A forma de Nico. Gaitan tem estado num nível tremendo neste início de campeonato. Em cada jogo tem sido ele o elemento mais criativo, mais desequilibrador.. como já antes o era.. mas tem sido preponderante, e está ao melhor nível que já apresentou com a camisola do Benfica!

O Público! Absolutamente inacreditável como o publico da luz tem estado ao lado da equipa. À parte da criticas (muitas justas.. outras nem tanto) ao futebol da equipa.. à parte de alguns assobios em tom de aviso.. por estes dias têm sido verdadeiramente o 12º jogador. Fantástico.. quase ao nível inglês ou alemão. 

O Negativo:

A facilidade com que os adversários continuam a somar ocasiões de golo. Muitas continuam a nascer de baixas de concentração ou erros por ansiedade, vontade de fazer rápido e bem. Este é o factor que mais precisa de ser melhorado nesta equipa.

A ineficácia ofensiva continua a levar a que os jogos custem a vencer.. ou então se saia derrotado. Há apesar dos 7 golos em 3 jogos... falta concretizar mais, porque o futebol ofensivo está lá.. e cada vez mais...

Melhor em campo: Nico Gaitan


O Treinador: Novamente mexeu bem, o que já começa a ser coincidência a mais. Nas três jornadas as substituições permitiram uma melhoria, e em dois casos vencer o jogo depois disso. Há que dar mérito.. da mesma forma que noutras vezes não vai correr bem. Continua a ter de trabalhar mais os aspectos acima mencionados. Como sempre bem no discurso pré e pós jogo.


O Arbitro: Borrou totalmente a pintura com o golo mal validado ao Moreirense... Horas antes, em Inglaterra um arbitro expulsava Mitrovic por uma entrada "sola", feita a papel químico por Ernest ainda na primeira parte. Fica ainda um penalti por marcar a favor do Benfica. Teve influência no resultado.. não nos pontos atribuídos. 


O Moreirense: Mostrou-se organizado defensivamente, muito à semelhança do ano passado, sendo uma equipa normalmente com ideias muito definidas. Conseguiu marcar e ficou cómoda na posição de "congelar" o jogo. Não correu bem, muito por força do Benfica. 


Sem comentários:

Enviar um comentário