segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Benfica 4 - 0 Estoril


Apanhado: Jogo muito mais sofrido que aquilo que o resultado pode indicar! Até ás substituições as coisas estiveram complicadas, e se o Estoril tivesse em vantagem não era surpresa nenhuma. Demérito do Benfica que continua a apresentar dificuldades em avançar no terreno de forma consistente, passando pouco tempo no ataque, e expondo-se mais a erros defensivos. Aliás, a melhor ocasião de golo do Estoril na primeira parte nasce de um erro clamoroso, fruto de algum nervosismo e vontade de ir para o ataque rapidamente... Tivemos duas ou três jogadas bem construídas, e diga-se para abono da verdade, que também o Benfica poderia ter chegado ao intervalo com (pelo menos) um golo feito! Luisão remata à barra... Jonas cabeceia sobre a trave.. Mitroglu dispôs de uma ou duas boas situações (uma invalidada por fora de jogo)... Tal como contra o Sporting, voltamos a entrar muito mal na segunda parte... e voltou a valer Júlio César... Esteve gigante.. As substituições acertaram na muche para o Benfica! Primeiro Mitroglou teve um momento "lord"... mas entretanto (já com o Benfica por cima dos acontecimentos) saiu o golo que desbloqueou tudo. A partir daqui só deu Benfica... e deu mais três! nada mau. 

O Positivo: 

O Público! IMPRESSIONANTE! Foram mais de 53 mil, e estiveram com a equipa durante todo o jogo - desvalorizando duas ou três assobiadelas por falta de paciência.. a maior ao intervalo!. Este foi um dos casos, onde claramente o publico ajudou a desbloquear um resultado! Devia ser sempre assim!
A Libertação! Depois do 1-0 a equipa do Benfica nem parecia a mesma! Parece que saiu daqueles ombros uma mochila carregada de chumbo! O jogadores estavam mais soltos... não faziam as coisas em esforço e sob tensão... Quase tudo fluía naturalmente, como se se tratasse de um treino. Este pode ser o ponto mais positivo para o regresso aos bons jogos..
"A gárôtáda"! Luisão no final referiu-se aos jovens que subiram à equipa principal (carinhosamente) chamando-os de gárôtáda, explicando que sabem bem o que estes jovens jogadores precisam para se afirmarem na equipa principal. Nélson Semedo esteve excelente, e teve um brinde no final. Victor Andrade deixou água na boca.. foi ele quem mais mexeu com o jogo.. por isso fica também o elogio a Rui Vitória pela aposta.. 
O resultado! Vale o que vale.. mas 4-0 é melhor que 2-1, com um penálti duvidoso, partindo de um lance irregular aos 90+8... A injecção de confiança dada pelo 4-0 permitirá seguramente trabalhar melhor tudo aquilo que correu mal. 
Júlio César! Ontem foi o melhor guarda-redes do mundo... aquele Júlio que foi campeão Italiano e Europeu.. não se pode pedir mais.. basta desfrutar de ter um GK assim!
Nico Gaitan! É só para dizer que coiso... dasss... NÃO TE VÁS EMBORA!!!!

O Negativo:

O meio campo sem imaginação e pulmão! A falta de capacidade em sair para o ataque com a bola controlada e com imaginação! Ontem aquele meio campo esteve bastante mal, e valeu o jogo assombroso de Gaitan a fazer girar a equipa na maior parte das ocasiões... Falta um Enzo!
As desconcentrações! Não são raras as vezes em que sofremos por passes falhados de forma clamorosa... riscos desnecessários, ou pressa de fazer bem... creio que mais de 60% dos ataques perigosos que sofremos, seriam evitáveis caso se jogasse mais esclarecidamente... e de forma mais concentrada. 
A tensão! A falta de resultados durante toda a pré temporada... a pressão natural de ser Benfica.. a derrota na supertaça... tudo em cima dos ombros da equipa, dá para notar a meio quilometro de distancia.. Os defesas falham mais, os médios erram mais, os avançados estão presos.. e até se confundem com algum "Pinilla"... 

O Melhor em campo: Júlio César

O Treinador: Nota muito positiva pela leitura de jogo.. pelas substituições, e pala coragem de apostar nos que tinham de nascer 10 vezes.. Grande macúmba deve acontecer no seixal todas as semanas, porque há deles que já nasceram as tais dez... No entanto... muito trabalho pela frente para pôr a malta a jogar a bola em condições.. Ainda é muito pouco, e agrada-me saber que Rui Vitória concordou que foi melhor o 4-0 que a exibição..

O Árbitro: 

Aos 10' fica por assinalar um suposto penalti para o Estoril... Aceitava-se que tivesse marcado, pois Luisão foi muito descuidado, e confiou que não se marca aquilo na Luz, contra o Benfica. Os tempos mudam, Luisão! Cuidado! Nota: Óbvio que em Inglaterra era um escândalo marcar... mas isto é tugalândia.. não é o melhor campeonato do mundo!!!!
O suposto segundo penalti.. é suposto ainda demais, para dizer o que quer que seja... 
O assinalado para o Benfica.. é claro.. 
Gaitan levou cotovelada, e não saiu nem amarelinho!
Gaitan sofreu falta em zona perigosa, num lance com Taira (primeira parte), e ficou por marcar... 

O Estoril: Esteve surpreendentemente bem até caírem fisicamente e psicologicamente! Se continuar assim, será uma das boas equipas da Liga.. agora resta saber se aquela intensidade toda, aquele meio campo de grande pressão, e a coragem para jogar no campo todo estava só guardada para a estreia... 

Sem comentários:

Enviar um comentário