sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Liga dos Campeões - Calendário LC + Campeonato



O sorteio ditou que Benfica vai jogar com Altetico, Galatasaray e Astana durante a fase de grupos da Liga dos Campeões. Não é um sorteio fácil, na teoria, mas podia ter corrido bem pior. De resto, o Benfica tem claramente condições de seguir em frente na prova. O Atlético será à partida o maior candidato à passagem, e mesmo ao primeiro lugar... Uma equipa cada vez mais recheada de bons talentos, e que foi até ao momento a equipa espanhola que mais investiu no mercado (mais de 100K). O Galatasaray apresenta como maior obstáculo o jogo em Istambul, num recinto com um ambiente terrível... junta-se a isso a longa viagem até à Turquia... e a mossa fica sempre. De resto, qualquer equipa europeia (seja ela qual for) tem dificuldades em jogar lá.. não será diferente para o Benfica. Depois há a "modesta" equipa da Astana! Jogar com eles na Luz pode ser jogo "básico". Todavia, fazer mais de 11 horas de voo não é minimamente agradável. Será uma terrível viagem, quase ao outro lado do mundo.. para depois jogar no sintético do clube Cazaque! O desgaste provocado por este jogo irá seguramente fazer-se sentir, e poderá ter consequências não só no jogo a disputar no Cazaquistão, como no jogo seguinte do campeonato! Por isso, vejamos como ficou o calendário:

1ª Jornada:

Benfica - Belenenses (12 Set, Sab)
Benfica - Astana (15 Set, Ter)
Porto - Benfica (20 Set, Dom)

O início não saiu muito mal ao Benfica. Jogar em casa com a Astana, equipa mais fraca, depois de defrontar o Belenenses... e antes de ir ao Dragão! Poderá o Benfica ir ao Dragão balanceado por duas vitórias (depois dos jogos da selecção)? Será exigível que sim! Não ganhar qualquer dos jogos será um duro revés em ambas as competições...

2ª Jornada:

Benfica - Paços Ferreira (26 Set, Sab)
Atlético - Benfica (30 Set, Qua)
União Madeira - Benfica (4 Out, Dom)

Na segunda jornada o jogo é em Madrid! Será o jogo "teoricamente" mais difícil.. pelo menos pela qualidade do adversário! Apesar da qualidade da equipa do Benfica, e não sendo uma surpresa assim tão grande a vitória portuguesa.. sair de Madrid com um ponto no bolso já seria positivo...
Antes da deslocação a Madrid o Benfica joga na luz com o Paços... jogo na ressaca do clássico com o Porto... Sendo que depois há uma deslocação à Madeira para jogar com o União! Ressacas de jogos europeus são sempre difíceis.. jogos na Madeira sempre foram complicados.. No entanto.. vale que os tempos de viagem são "curtos" e permitem melhor recuperação.

3ª Jornada:

Taça de Portugal (17 Out, Sab)
Galatasaray - Benfica (21 Out, Qua)
Benfica - Sporting (25 Out, Dom)

A "preparação" da terceira jornada pode até decorrer com algum tranquilidade.. Antes de viajar até à Turquia, a equipa jogará a sua primeira eliminatória da Taça de Portugal... À parte de um sorteio mais desfavorável... o jogo poderá ser com alguma equipa de escalão inferior, podendo os habituais titulares descansar e preparar melhor a ida a Istambul. Antes da Taça há selecções... Depois há o jogo com o Sporting! O Jogo na Turquia será na quarta-feira, e previsivelmente o jogo na Luz no domingo. Uma vitória na Turquia seria ouro.. mas não será fácil! Raras são as grandes equipas europeias a "passar" em Istambul, e à semelhança do jogo em Madrid, um empate pode ser determinante para decidir o apuramento em Lisboa... nos restantes jogos. A segunda metade do calendário é provavelmente mais favorável! Depois em Lisboa há jogo "grande" para o campeonato... Este ninguém, mas mesmo ninguém vai querer perder.. já não é a supertaça! 

4ª Jornada:

Tondela - Benfica (31 Out, Sab)
Benfica - Galatasaray (3 Nov, Ter)
Benfica - Boaviosta (8 Nov, Dom)

O mês de Novembro deverá começar com um jogo decisivo! Jogo na Luz contra os turcos, e aqui apenas uma vitória deve interessar.. Uma derrota poderá comprometer em definitivo a passagem, e o empate não será bom resultado, a menos que antes o Benfica tenha conseguido alguma "surpresa" em Madrid ou Istambul! O jogo virá depois de um Tondela - Benfica, provavelmente disputado em Aveiro! Na ressaca o Benfica recebe o Boavista... pelo que o grande desafio desta semana deverá ser mesmo o jogo em casa com o Galatasaray. 

5ª Jornada:

Taça de Portugal
Astana - Benfica (25 Nov, Qua)
Braga - Benfica (29 Nov, Dom)

Tal como em Outubro, esta jornada da liga dos campeões será precedida de um jogo para a Taça de Portugal. Aqui, ditará o calendário em função da passagem ou não da primeira eliminatória... sendo previsível a passagem, resta saber com quem jogará o Benfica.. Um adversário mais fraco vinha a calhar.. podendo antecipar-se o jogo para a sexta-feira, por forma a viajar mais cedo para o Cazaquistão! Isto é o cenário ideal.. depois se verá o que calha  em sorte. Jogar em Astana não será fácil, ainda menos nesta altura do ano. A temperatura média em Novembro (no final) ronda em média os -10 a -15 graus! O que significa que não será admiração nenhuma se o jogo for disputado sob neve e com temperaturas de -20ºC... nem sei qual será o limite mínimo permitido pela UEFA. Pontuar neste jogo também poderá ser fundamental... mas aqui a vitória poderia ser determinante! Veremos como conseguirá enfrentar o Benfica estas adversidades... Há quem não ligue a isto.. mas os factores fisiológicos muitas vezes valem mais do que qualquer táctica de jogo.. por mais perfeita que seja. Os problemas não irão acabar aqui... Em Astana serão menos 6 horas que em Portugal! O problema do fuso, dos mais de 6 mil km, 11 horas de voo.. baixas temperaturas, irão perdurar por vários dias, e no domingo seguinte haverá jogo em Braga.. poderá haver aqui uma forte possibilidade deste jogo ser na segunda-feira, ainda para mais dado que o Braga jogará na quinta para o Liga Europa. 

6ª Jornada:

Benfica - Académica (5 Dez, Sab)
Benfica - Atlético (8 Dez, Ter)
V. Setúbal - Benfica (13 Dez, Dom)

O último jogo será na Luz, frente ao Atlético. Este poderá ser um jogo determinante para ambas as equipas.. Há sempre a possibilidade de alguma delas já estar qualificada.. mas dificilmente estarão as duas.. Poderá ser a grande noite europeia de 2015 na Luz.. e uma vitória deixará por certo o Benfica na fase seguinte (à parte de uma muito má campanha). Não é expectável que alguma destas equipas chegue aqui já eliminada! O antes e depois do jogo não deverá ser critico... 

Sem comentários:

Enviar um comentário