sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Liga NOS - Como Arranca a Liga Portuguesa!



Aveiro terá honras de abertura do Liga Portuguesa 2015/2016, apesar de não ter nenhuma equipa no escalão superior. Por falta de condições no seu estádio (em obras até perto do final do ano), o Tondela será o anfitrião e o Sporting o convidado especial. Será com este mote que se irá dar início à corrida pelo titulo de 2016...
O campeonato deste ano será provavelmente um dos mais prometedores da última década! E tudo porque o Benfica "sacou" um inesperado (para muita gente) bi-campeonato. O Porto, já se sabe, quando perde trata de apostar forte, e procura sempre regressar o mais pujante possível, de modo a reconquistar o lugar no poleiro que tem sido habitualmente seu nas duas últimas décadas e meia. Já tinha sido assim na passada temporada, mas com o forte investimento a esbarrar nas "Lopeteguisses" e no Benfica de Jorge Jesus... Este ano a aposta foi ainda mais declarada, tendo o clube nortenho investido até ao momento cerca de 26 milhões de euros em contratações (Imbula, Danilo, André André e Sérgio Oliveira). Todavia, a "custo zero" chegaram nomes como Iker Casilhas ou Maxi Pereira, pesos pesados na folha salarial, onde poderiam ainda ser incluídos Pablo Osvaldo ou Alberto Bueno. Porém, as saídas de Jackson Martinez e Danilo deram um boa almofada para os dragões se reforçarem - só estes dois nomes renderam mais de 65 milhões de euros! O forte investimento, e a pouca paciência dos adeptos para ficarem mais um ano em branco, fazem com que Lopetegui esteja este ano literalmente obrigado a ganhar... são, quanto a mim, os grandes favoritos à conquista da Liga.. pelo investimento, pela estabilidade que puderam ter com a continuidade do espanhol e restante equipa técnica.. e pelo bom conjunto de jogadores que reúnem! 
O Benfica deverá ser, à partida, o grande rival do Porto para a conquista da prova. É o bi campeão, há vários anos que disputa praticamente até Maio o título com os azuis, e este ano não deverá ser muito diferente! Poderia o Benfica até ser o maior dos favoritos, mas a troca de treinador, a pseudo mudança de paradigma nas contracções e aposta na formação, abrem um novo ciclo na Luz, e deixa algumas dúvidas no ar. Duvidas que de resto se acentuaram durante a pré temporada, e foram confirmadas na Supertaça. Neste momento o Benfica está longe dos planteis dourados da era Jorge Jesus, e as lacunas evidentes foram bem vistas durante as últimas semanas - acredito até que expostas propositadamente por Rui Vitória. Nota-se, contudo, uma procura por recompor esse fragilizado plantel durante os dias que correm, sendo de esperar que até final do mês de Agosto mais um ou dois jogadores possam chegar à Luz. Até ao momento o reforço de peso foi Raul Jimenéz, contratado por 9 milhões de euros (50% do passe), e representando a larga maior parte do investimento feito pelo Benfica em contratações (cerca de 15 milhões de euros). Por empréstimo Mitroglou e livre Adel Taarabt foram outras contratações importantes, mas longe das habituais chegas de jogadores com potencial ou créditos mais firmados... As saídas de Lima, Maxi e a lesão de Sálvio são as baixas mais importantes do plantel do campeão nacional. 
O Sporting entra na prova deste ano com a ambição de voltar a conquistar o título que lhe escapa há mais de uma década! Ambição sobretudo catapultada pela contratação de Jorge Jesus, e agora reforçada com uma dose enorme de confiança, após a conquista da Supertaça frente ao Benfica. Há que ter de facto mais em conta os leões para a nova temporada, pois a equipa de Alvalade já vinha fazendo temporadas bem aceitáveis nos últimos dois anos, embora se apresentasse algo maneatada pela falta de dinheiro para investir ao nível dos seus rivais. Porém, e apesar de continuar sem a capacidade de ir ao mercado onde Porto e Benfica se movimentam, a chegada de Jesus teve o condão de desbloquear verbas até então proibidas... O Sporting investiu até ao momento perto de 12 milhões de euros, procurando sobretudo jogadores experientes - como Teo Gutierrez, Bryan Ruiz, Naldo, João Pereira ou Alberto Aquilani (os dois últimos chegaram a custo zero). As vendas de Cedric, Sarr e Mauricio tentam equilibrar as contas, embora o saldo par já seja negativo - algo que não acontece com os rivais Porto e Benfica. Se olharmos principalmente ao investimento que o Porto faz, o realizado pelo Sporting parece claramente insuficiente para ultrapassar os dragões... No entanto, em Alvalade espera-se pelo toque de midas de Jesus para que este plantel seja suficiente para ultrapassar os dragões. Pessoalmente, vejo o sporting capaz de estar mais perto do Benfica, mas ainda assim, sendo a terceira equipa em termos de favoritismo. Espero, de resto, que os de Alvalade possam arrancar em bom estilo, fruto do entusiasmo inicial, mas podendo apresentar mais dificuldades a partir do meio da temporada... Veremos como reagirá o sporting às primeiras adversidades. 
O Braga terá tudo para ser novamente a quarta equipa do campeonato... Conseguem atrair jogadores de qualidade e com potencial, embora sem recurso a investimentos significativos. Os vizinhos e grandes rivais do Vitória não tendo a sua capacidade de atrair tanta qualidade, conseguiram este ano desembolsar alguns tostões.. resta saber como serão comandados os de Guimarães após a saída de Rui Vitória. 
Já se sabe que as restantes equipas da Liga tem que se desenrascar através da chegada de jogadores livres de contrato, ou empréstimos (preferencialmente dos três grandes). Na questão dos empréstimos, o final do mês acaba por permitir a chegada de mais alguns jogadores que ficam fora das contas dos três grandes... Para já, e olhando apenas à teoria, destaque para o Rio Ave, Paços, Académica e Estoril... o recém chegado Tondela dá igualmente bons sinais, enquanto que por outro lado, mais modestos no mercado estiveram as equipas do Setúbal, Maritimo, Arouca e União da Madeira... 
No total a liga Portuguesa movimentou quase 250 milhões de euros em vendas... para cerca de 58 milhões em compras... como se observa, os três grandes são os grandes responsáveis pela quase totalidade do investimento!..

Sem comentários:

Enviar um comentário