quinta-feira, 30 de maio de 2013

A época do Benfica


Tinha de escolher este como o momento alto da época do Benfica. Foi uma final perdida, mas quando passar a tristeza de a termos perdido, iremos para sempre orgulhar-nos de lá ter estado. O futebol é um jogo, uma paixão, e só faz sentido se for vivido em ambiente de festa, como foi esta final, e tantos outros momentos a caminho dela! Ganhar é importante, e tenho a certeza que o dia em voltaremos a ganhar uma final Europeia! Não vai tardar assim tanto! Somos um grande clube, de um "pequeno" país, por isso nunca lutaremos "em igualdade de circunstâncias" com equipas vindas de países com um mercado muito mais rico que o nosso (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália...). Mesmo assim, temos demonstrado que somos capazes, se acompanhados de uma estrelinha de campeão, de provocar a surpresa. Jogamos futebol atrativo, temos bons jogadores, alguns poderiam jogar nas melhores equipas do mundo (e mais cedo ou mais tarde eles vão acabar por jogar lá), temos uma massa adepta de fazer inveja a qualquer outro clube, mas falta-nos para já uma coisa importante! O hábito de estar nestes palcos! Nos momentos da decisão. A experiência de saber jogar as grandes finais. Sejamos francos, o Benfica não está habituado a isto. Sim, esteve durante muitas décadas, mas perdeu essa sabedoria depois de passar as últimas duas sem nunca ter chegado lá. E este foi, para mim, o maior problema do Benfica desta época. Fizemos tudo bem, diria que excelente, até chegar aos momentos chave. Nos momentos chave falhamos, umas vezes sem sorte (jogo do Dragão), outras vezes por incompetência (Estoril e Final da Taça) e outras por excesso de nervosismo (Final da Liga Europa). Mas isto é o futebol! O que diríamos se tivéssemos estado no lugar do Bayern  Munique quando perdeu uma liga dos campeões nos descontos (Vs Man United), ou uma outra final em casa, frente a este mesmo Chelsea, ou uma final perdida como o Milan (Vs Liverpool) depois de estar a ganhar 3-0, etc.. Mais casos há, porque assim é o futebol -  Imprevisível! Muitas boas equipas há, mas no final só uma ganha, por mais que por vezes outras também o merecessem. 
A nível interno competimos com uma equipa, reconheça-se, muito forte também, e habituada a ganhar. E equipas habituadas a ganhar, vacilam menos vezes na hora da decisão. Este é o passo que nos falta dar. Fizemos uma boa época interna, com alguns altos e baixos, mas aguentando sempre nos momentos mais difíceis, estivemos a 1 minuto (ou um lance, se preferirem) de conquistar o título. Portanto não posso considerar que esteja muita coisa mal. Poucas foram as equipas do Benfica, em toda a história, que conseguiram um melhor rácio de pontos conquistados (face aos disponíveis - 77/90). Se não chegou, a ideia tem que passar por carregar as baterias, corrigir aquilo que falhamos, e voltar para a nova época com um objectivo: bater esta pontuação. Se apontarmos para aqui, dificilmente nos voltará a escapar o campeonato, pois raras são as equipas que ultrapassam esta marca. 
No entanto, há coisas que é preciso corrigir. Uma equipa campeã precisa de uma defesa mais sólida. Temos uma bela dupla de centrais, mas jogamos sem nenhum verdadeiro grande lateral. Os que lá estiveram cumpriram, mas também comprometeram vezes demais para uma equipa que ambiciona ganhar tudo! É igualmente imperativo, impedir que aconteça a situação que aconteceu com o meio campo! Começar a época "sem médios", e fazer quase 60 jogos assentes em 2 jogadores "a sério" no meio campo, não é compatível com quem quer ganhar tudo! Entende-se as circunstâncias em que as saídas de Javi e Witsel aconteceram, mas é um erro a não cometer. Saídas deste tipo, terão de ser sempre precavidas com entradas de igual valor. 
No meio disto tudo parece-me que a questão do treinador, muito falada por estes dias, é sem dúvida nenhuma a menos relevante. Considero que Jorge Jesus é um treinador muito acima da média, e muito do que o Benfica é hoje (novamente) deve-o a ele. É um facto que é um treinador com defeitos, mas não conheço nenhum que não os tenha. Será, a meu ver, um erro quebrar este ciclo de crescimento do Benfica, baseado na ideia de termos perdido os 3 títulos no momento chave. A única razão plausível que vejo para a saída do atual técnico, é a eventual perda do balneário por parte dele. Mas no entanto, caso haja problemas de balneário, será imperativo perceber de onde eles surgiram, e dar guia de marcha também a quem os causou! Considero que a figura do treinador deve ser aquela que mais tem que ser respeitada. Os jogadores têm de sentir que não podem mandar mais que o seu treinador, mesmo que ele seja uma "perfeita besta". Considero que devem ser dadas todas as condições ao mister, colocando-lhe apenas a responsabilidade de mostrar o seu trabalho bem feito. No final de cada época, esse trabalho deve ser analisado pela direção, que decide se ele merece continuar à frente da equipa ou não. Apenas assim! Gestos como o do Cardozo são completamente reprováveis, e para mim incompatíveis com uma equipa que quer ser ganhadora. 
Resumindo, e baralhando, acho que esta foi uma boa época para o Benfica, não obstante os zero títulos ganhos. Podemos não ter ganho nenhum título, mas este ano senti verdadeiramente um crescimento da equipa. Siga-se este caminho, e os títulos vão com certeza aparecer, porque não vamos sempre perder aos 90+2! 

Sem comentários:

Enviar um comentário