quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise à época 2012/2013


Sem dúvida nenhuma esta época fica marcada pela carreira extraordinária da equipa do Bayern Munique! Conquista a Liga Alemã depois de perder dois anos seguidos para o Dortmund, fazendo 91 pontos, marcado quase 100 golos (98), e cedendo apenas 1 derrota! Fazer isto no campeonato alemão é obra, e a prova esteve na carreira irrepreensível feita na Liga dos Campeões. Dar 7-0 ao Barça em dois jogos não é para todos, e confirma a supremacia de um gigante que esteve em 3 finais da maior competição europeia nos últimos 4 anos! Para mim, esta é a melhor equipa na actualidade. Veremos o que vai ela render com Pepe Guardiola.
Continuando por terras germânicas o meu segundo destaque pela positiva vai para o Dortmund. Esteve à beira de voltar a ganhar uma Champions, praticou futebol de altíssima qualidade, com jogadores talentosos e um treinador que vai mostrando capacidades que o podem tornar num dos ícones do futebol nas próximas décadas. Foi possivelmente a 2ª melhor equipa da temporada, teve a inflicidade de competir contra um super Bayern (internamente e externamente). 
A soma dos dois primeiros parágrafos pode levar a concluir que actualmente a Bundesliga é um ou mesmo o campeonato mais atrativo da Europa. Na minha opinião, bem à frente do Italiano e Espanhol, e competindo no minimo de igual para igual com o Inglês. 
Falando em Inglaterra, o Man United levou o título para casa. Mais uma super equipa, que na minha opinião termina este ano o seu ciclo de maior glória. Até aqui a estabilidade dada por Sir Ferguson levou esta equipa ao topo do futebol mundial. Veremos o que os novos anos trazem. 
Por Itália regressou o domínio da grande Juve. O gigante italiano está definitivamente de volta depois do escândalo do calciocaos, conquistando o seu segundo scudetto seguido desde então. Confesso não ser um total admirador da Juve (em Itália o coração puxa para o Milan) muito por culpa de alguns escandalos que abalam frequentemente esta equipa, e que vão para além do calciocaos. No entanto, nesta equipa calça um senhor de nome "Andrea Pirlo" e só por ele, fico contente pela conquista da vecchia signora. 
Em Espanha houve um campeonato sem história. O Barça em Novembro "já era campeão". O Barça mais fraco dos últimos anos, mas que chegou de longe para um Real que não aprende que para ganhar precisa de estabilidade e menos vedetismo. Veremos o que acontecerá por aqui no próximo ano. Caso os blancos não se apressem a apresentar alguém com pulso de ferro naquele balneário, cheira-me que no próximo ano será mais um passeio para o Barça. 
Por outros campeonatos, tivemos um PSG finalmente campeão em França.Vinte anos depois da última vez, e muitos milhões gastos, voltou o título para a capital Francesa. Na Holanda o Ajax continua a brilhar. Andou boa parte da prova a correr atrás, mas na ponta final não vacilou. Sintomas de uma equipa que está habituada a ganhar internamente. Faço votos para que se agigante e volte a ser o Ajax europeu de outros tempos.
Por terras tugas, o campeão foi "o mesmo de sempre". Uma análise mais profunda será feita à parte deste post. Mas mais uma vez o Benfica pratica futebol de alta qualidade, mostra-se capaz de se bater contra a hegemonia do Porto, mas vacila na hora da verdade. Muitos factores contribuíram para tal. No entanto, penso que o título deste ano assentava bem em qualquer das equipas. Talvez os meus óculos vermelhos tendam a dizer que ficava melhor na luz, mas é um facto que a estrelinha esteve no lado do clube de Contumil. 
Por fim, uma palavra para o Chelsea, que sem saber como, ganhou mais um troféu europeu. Uma equipa que poderá vir a render muito mais que aquilo que mostrou. Mas ok. Vai ganhando coisas. Uma palavra também para o Atlético de Madrid. Ganha a Supertaça Europeia e a Taça do Rei com grande categoria. Vamos ver o que pode dar esta equipa na próxima época. 

Sem comentários:

Enviar um comentário