quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um post sobre Sir Alex Ferguson.

Terminou este ano a carreira de um dos maiores (talvez  "o")  icons, de entre os treinadores das últimas décadas. Um curriculum invejável, essencialmente dedicado ao Man. United. Ganhou tudo, e repetidamente! Formou e treinou alguns dos melhores jogadores de sempre. 
Muitos por estes dias elogiam "o mito" Ferguson, falando da sua capacidade de ganhar e pôr o Manchester a jogar bom futebol. Alguns, sabem mesmo que nem tudo foi fácil para "Sir Alex", mas se calhar não nunca imaginaram que o inicio foi mesmo muito difícil. Algo só possível, em Inglaterra. Sir Alex entrou no Man. United em 1986, e apenas na época 92/93, conseguiu ser campeão pela 1ª vez. Foram sete anos, até à primeira grande conquista! Não foi tudo um mar de rosas, refira-se que na época de 89/90 o treinador Escocês esteve mesmo à beira da saída, muito contestado depois de somar seis derrotas e dois empates em oito jogos! Também lá, como cá, se pede a cabeça de um treinador que não ganha, entre adeptos e comunicação social apareceram coisas como: "Três anos de desculpas e ainda continua uma porcaria. Ta ra Fergie." [Isto soa-me familiar ahahaha]. O certo é que Ferguson não caiu, consta que salvo por uma vitória na Taça, continuou, não ganhou no ano seguinte sequer, mas o resto dos títulos já se sabe o que foi. 
Penso que só mesmo em Inglaterra isto pôde acontecer, em mais parte nenhuma um treinador aguentaria tal fase, mas comprova que a aposta numa liderança e num projeto estável acaba sempre por trazer frutos. Eles podem demorar mais ou menos, mas talvez mesmo, os que mais demoram, venham a ser os mais consistentes! 

Sem comentários:

Enviar um comentário