segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dauphine‬ - Rescaldo


O ciclismo português tem mais uma página importante. Rui Costa consegue um excelente terceiro lugar a na prova francesa que serve sobretudo de preparação para o Tour. É certo que esta prova é de facto apenas uma preparação, e nada tem a ver com o Tour (ou pelo menos quase nada). Muitos ciclistas que durante esta semana de prova vimos em "piores" condições, estarão daqui a um mês num patamar bem mais elevado. Outros farão o caminho inverso. Espero que no que respeita ao Rui, o caminho seja o da maioria. Uma melhoria do estado de forma ainda durante as próximas três semanas. E eu acredito nisso. O Rui este ano deixou a volta à Suiça, prova na qual poderia conseguir o seu quarto (!!) triunfo consecutivo (e bem que seria um grande candidato, se tivesse apostado em tal), para melhor se poder preparar para o Tour. Sempre foi dizendo que não estava com grandes ambições à geral, pois o seu propósito nesta prova era medir-se junto a alguns dos nomes que estarão daqui a um mês a ombrear com ele, mas também voltar ao ritmo competitivo e elevar o nível de forma. Foi notório em alguns momentos que o Rui estaria ainda uns furos abaixo daquilo que poderá  fazer, e, na minha opinião, o Rui teria terminado inclusive fora do TOP 10 do Dauphine. O que mudou tudo, foi a etapa de Villard-de-Lans. Aquela fuga, depois de um dia em que as pernas estiveram longe do TOP 10, colocou o Rui numa posição privilegiada na geral, e faltando duas etapas para finalizar a prova, o paradigma do Rui mudou. Com o pódio ali tão perto (e a vitória a sorrir meia escondida), penso que o Rui forçou o motor nas últimas etapas para segurar um lugar especial. E isso mostra que ele é de facto um ciclista magnifico. Veja-se o que aconteceu ao vencedor da volta a França do ano passado... De amarela vestida, nem a equipa lhe valeu para ele sequer conseguir terminar no pódio. Nibali não desistiu à primeira... Ainda tentou, mas estava sem andamento, por isso apenas se desligou da geral quando a perda da amarela já era óbvia. Valverde tentou, e voltou a tentar.. mas não teve pernas, nem para o podio, muito menos para a vitória. Dos três candidatos daquela fuga de Villard-de-Lans, apenas o Rui mostrou condição para se segurar, e essa é a melhor indicação que o Rui poderia ter dado, pensando-se no que poderá conseguir no Tour. Seria injusto pedir-lhe um pódio na grande prova francesa, mas penso que um lugar entre o 10 mais estará ao seu alcance (assim tenha a sorte também do seu lado - nada de quedas, avarias ou afins...). Em suma, para o Rui, este Dauphine penso que foi excelente. Uma vitória de etapa, e em terceiro lugar numa prova com muita montanha e sem contra-relógio individual... excelente! 
Quanto aos Outros:

Frome: Creio que ainda longe daquilo que deverá mostrar no Tour, sem a explosão ou endurance que tanto o caracteriza, não deixou de fazer uma boa prova. Sai vencedor.. à tangente.. e sem se medir com um dos grandíssimos rivais.. Nota positiva, mas não elevada. 

Nibali: Já é um habito. Nibali é o típico ciclista que normalmente apenas aparece em uma ou duas provas por ano em grande condição física. No ano passado, no mesmo Dauphine, andou totalmente discreto, longe de toda a gente na montanha... mas chegado ao Tour, mostrou um nível supremo. Penso que este ano será muito igual... Até esteve melhor na prova deste ano do Dauphine, e por isso as indicações são boas. Melhor ou ligeiramente pior.. penso que vai haver Tubarão no Tour. 

Tejay Van Garderen: Foi claramente o que mais mostrou nesta prova. Fez coisas muito boas, e esteve na luta acesa até ao último quilómetro pela vitória na prova. Faltou também equipa para ter lá chegado. Agora resta saber. Forma demasiado apurada, e uma quebra na última semana do Tour?! (ou antes, ainda). Se esse não for o cenário, teremos candidato ao pódio da volta a França!! Atenção. No entanto, eu para já acredito mais no primeiro cenário... mas foi uma prova muito boa do norte americano. 

Outros destaques positivos: Bardet e Intxausti deram muito boa conta de si. Um a mostrar que será de contar com ele para o TOP 10, o outro uma excelente ajuda para Quintana na alta montanha. 

Outros destaques negativos: Valverde e Rodriguez ainda longe do que seria de esperar. No entanto, no Tour acredito que poderão estar melhor. Valverde terá na equipa alguém que será à partida mais capaz. Rodriguez terá de assumir a liderança da sua equipa, por isso espero uma melhoria mais significativa durante a prova. 

Agora é esperar... Está na estada a Volta à Suiça, e irá para a estrada esta semana a Route du Sud. Serão as últimas provas antes do Tour onde se poderão ver em acção os candidatos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário