segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rui Vitória - Partimos hoje para um novo sucesso



E já esta! É oficial! Rui Vitória é o novo treinador do Benfica.
Já toda a gente sabia.. mesmo antes da comunicação à CMVM, mas guardei para hoje meia dúzia de palavras sobre a novela toda de troca de treinador. Para hoje, porque hoje é o dia que marca o início de um novo ciclo técnico, e espero que marque a confirmação do novo ciclo desportivo no que respeita ao domínio do futebol português. Ficam abaixo, então, umas palavras sobre cada um dos intervenientes:

Viera: Ter um presidente que pensa com a sua cabeça, que tem cabeça fria, e sempre se mostrou um bom gestor.. faz toda a diferença! Se tivéssemos um Bruno de Carvalho a presidente, hoje o treinador apresentado chamava-se Marco Silva! Decisão populista, para agradar à maioria que pedia de todas as formas e feitios o ainda treinador do Sporting! Mas Vieira já tinha decidido... mesmo antes de Jesus decidir ir para o Sporting. Estas negociações todas para contratação de Vitória, não passaram de um mero acertar de detalhes.. pois a decisão estava tomada na cabeça de Vieira há muito tempo. E Vieira apenas precisava de saber se Jesus ficava ou não, para avançar para aquele que ele quer ver como técnico do Benfica. Fico agradado com a escolha, e sobretudo com a convicção e força que Viera demonstra. Terá de ser sempre assim. Decisões populistas ou a reboque de outros, nunca acabam bem!

Rui Vitória: Estou agradado com a decisão de colocar um jovem e talentoso treinador no comando do Benfica. De todos, se calhar eu gostava mais de Marco Silva. Mas dadas as circunstâncias, esta pareceu-me a melhor decisão. Muitos treinadores bons há por aí. Muitos portugueses. Por isso não vejo no sucesso ou insucesso desportivo dos próximos anos o nome do treinador como a chave de tudo! Sobretudo, o Benfica tem hoje o que não tinha há muitos anos... Uma estrutura muito boa, bem organizada, liderada por um homem com "unhas para segurar o barco", e que agora vai já assentando numa cultura de vitória mais consistente. Antes não discutíamos quase nenhuma prova.. passamos a andar lá perto... a ir até às últimas.. e agora já vamos ganhando tantas, ou mais vezes que os outros. Com as coisas neste patamar, fica mais fácil, e ataremos sempre mais perto de ganhar. Fica depois a faltar outra coisa determinante. O plantel! É aí que residirá sempre o maior Buzilis da questão! Se continuarmos a ter equipas equilibradas, com jogadores de talento e com juízo... então estaremos sempre perto de ganhar.. Seja com o Rui Vitória, com o Marco Silva, o Paulo Sousa ou qualquer outro tipo que saiba minimamente da poda! A Rui Vitória penso que devemos uma coisa: confiança! A mesma que demos ao anterior, permitindo que não ganhasse o campeonato (às vezes nada!!) durante três anos! Essa confiança dada sobretudo por Vieira, resultou num bicampeonato. Desenganem-se aqueles que acham que isto vai ser só alegrias.. vamos perder, muitas vezes vamos jogar mal... mas.. temos de esperar para ver bem o que esta nova equipa pode dar. Olhar criticamente para todos.. e não só para um ou dois. Eu penso que podemos ir ao tri, mas sobretudo, penso que nos próximos 6, podemos novamente ganhar três ou quatro... mesmo que o primeiro não seja já em 2016.
Na apresentação o discurso do nosso novo treinador mostrou segurança e determinação. Afirma lembrando que apesar de não jogarmos sozinhos, temos de pensar primeiro em nós! Ora. De acordo! Agora mãos à obra, e... carrega Benfica!
#rumoao35


Sem comentários:

Enviar um comentário