terça-feira, 30 de junho de 2015

Tour 2015 - O Percurso (3ª semana)


3ª Semana:  


  • 4 Etapas de Montanha - 17ª, 18ª, 19ª e 20ª Etapas
  • 1 Etapa propicia a sprint - 21ª Etapa

Se a segunda semana já não abona nada em favor de sprinters, a terceira é um verdadeiro calvário. A motivação para os mais velozes será seguramente a vitória no último dia em Paris, e ainda para alguns a possibilidade de ganhar a camisola da regularidade. Esta "semana" começa na quarta-feira, com uma etapa de constante sobe e desce, passagem pelo ponto mais alto do Tour (souvenir Jacques Goddet - Col d'Allos 2250m) ao qual se segue uma descida bastante técnica, em aproximação à subida final para Pra Loup. Será seguramente etapa para muito "regabofe".. então se pensarmos nas descidas de Nibali.. ou mesmo Contador.. porque não pensar em ataques ainda durante o Col d'Allos?! 
No dia seguinte os ciclistas vão de Gap até Saint-Jean-de-Maurienne, numa etapa recheada de segundas e terceiras categorias, mas que na sua fase final conta com a primeira três ascensões que os ciclistas farão este ano ao Col de la Croix de Fer (embora desta vez a subida seja encurtada em alguns km, pelo que apenas subirão até ao Col du Glandon). A etapa não terminará aí, e depois da longa descida, os ciclistas irão experimentar uma curta mas muito bonita subida aos Lacets de Montvernier (imagem abaixo), estando a meta colocada dez quilómetros depois do alto. Poderá não ser a etapa mais decisiva para a geral, mas será importante seguramente para a camisola da montanha! 
O Tour seguirá "Alpes fora", e no dia seguinte os ciclistas abordarão aquela que (quanto a mim) deverá ser a etapa mais dura e decisiva do Tour. A chegada a "La Toussuire" conta com 18 km a 6.1% de média, depois dos ciclistas já terem ultrapassado o col du Chaussy (15.4 a 6.3%), o Col de la Croix de Fer (22.4km a 6.9%), e o Col du Mollard (5.7km a 6.8%). Este dia deverá ser igualmente decisivo para a atribuição da camisola da montanha, pelo que a luta pela montanha e vitória no Tour poderão misturar-se numa etapa de grande espectáculo. 
O quarto e último dia de Alpes promete ser explosivo, com uma muito curta e dura etapa, que conta com mais uma subida ao Col de la Croix de Fer, seguindo-se a subida final para o mítico Alp D'Huez. As famosas 21 curvas da montanha francesa irão sentenciar de vez a prova, e para bem do espectaculoso será bom que os ciclistas aqui chegem em condições de discutir a etapa e a vitória final da prova.. será um grande dia se assim for...

(lacets de montvernier)

Sem comentários:

Enviar um comentário