quarta-feira, 1 de julho de 2015

Volta a França - Os Favoritos


Quem é que no dia 26 de Julho estará no lugar mais alto do pódio de París? Quem tomará o lugar de Vincenzo Nibali? Ele próprio? É seguramente um dos quatro maiores nomes para ali estar daqui a pouco mais de três semanas. Nibali tem mostrado uma consistência muito boa ao longo da sua carreira, tendo crescido constantemente como ciclista, estando provavelmente no seu apogeu. O Tubarão conta com algo que poucos se podem orgulhar! Um "grande slam" de grandes voltas completo, sendo que no pelotão actual apenas Alberto Contador conta com igual feito. Nibali pode nem ser o melhor trepador de todos... mas anda lá muito perto! E seguramente que todos lhe temem a capacidade de descer... por vezes as jogadas tácticas valem mais que uns quantos ataques em subida, e aquilo que o Italiano fez no último Tour, daria dores de cabeça a seguramente muito boa gente. 
Christopher Froome é para alguns (muitos?!) o principal favorito. Vencedor da edição 2013 com tamanho à vontade, que chegou a pensar-se que poderia tornar-se imbatível durante alguns anos. Não aconteceu! Por queda, é certo, mas no ano passado não houve Froome, e este tem vindo a mostrar em várias provas que não é infalível. Tem dias menos bons, e a Sky não tem sido a máquina demolidora dos anos em que venceu o Tour. No entanto, no seu melhor nível, Froome será quase imbatível a subir... pelo que os seus adversários terão de estar muito atentos a todas as oportunidades. A falta de contra-relógio (em condições) pode jogar contra o Britânico. 
Alberto Contador vai tentar este ano o que mais ninguém fez desde que em 1998 Marco Pantani venceu consecutivamente Giro e Tour. Penso que Contador terá de ser um pouco "pirata", não exactamente no estilo de correr do Italiano, mas deverá ter que explorar as oportunidades escondidas em cada etapa. E este Tour tem inúmeras etapas onde muito pode acontecer... Pavé, colinas, curtas subidas, descidas.. curtas e longas.. Contador deverá ter de tomar de assalto as oportunidades que lhe farão ganhar segundos que possa gastar em momentos onde as pernas "mais cansadas" do Giro não consigam acompanhar o/os melhores. E nesse aspecto, Contador é o corredor mais capaz.. Exímio na leitura da corrida e na imprevisibilidade, seguramente não deitará a toalha ao chão até que se chegue ao alto do Alp D'Huez.
Nairo Quintana é o quarto grande favorito... para mim talvez até o maior, mas é também o único dos três que nunca esteve no lugar mais alto de París.. Não esteve, mas em 2013 esteve quase, e provavelmente vai estar mais cedo ou mais tarde. De entre os quatro super favoritos, este é o que melhor se adapta ao percurso.. pouco contra-relógio, e muitas subidas para fazer! Mas Quintana prefere as largas.. de muitos e inclinados quilómetros, podendo ter de se preocupar mais com as mais curtas das duas primeiras semanas. A etapa do pavé poderá também ser um problema... mas isso só no dia se saberá. Caso esteja ao seu nível, as etapas de montanha serão seguramente suficientes para poder colocar Quintana de amarelo. 
Acima estão referidos os quatro principais candidatos.. mas mais gente pode aparecer. O Tour é largo, e muita coisa sempre acontece.. surpresas pela negativa, e pela positiva. Não será de descartar alguns nomes para entrar na luta.. nem que seja pelo pódio. A ausência de longos contra-relógios torna as coisas ainda mais abertas para alguns trepadores... Assim, nomes como Thibaut Pinot, Tejay Van Garderen, Joaquim Rodriguez, Romain Bardet estão à cabeça para pisar nos lugares de topo.. Alejandro Valverde ou Rafal Majka podem surgir caso os seus lideres (Quintana e Contador) apresentem problemas... Mais! E que dizer também de Jean Christophe Peraud, Rigoberto Uran, Andrew Talansky ou Rui Costa, que num momento de superação poderão aparecer, sendo ainda assim claros candidatos aos 10 primeiros... 
Os valores são muitos, e outros podiam ser tidos em conta.. resta esperar pelo rolar das bicicletas... 

Sem comentários:

Enviar um comentário