segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Arouca 1 - 0 Benfica



Apanhado: Na primeira jornada conseguimos uma vitória expressiva, sem o merecer... Este fim de semana levamos com uma derrota sem a merecer! Invertem-se os papeis, a desta vez o Benfica fez mais do que suficiente para levar os três pontos para Lisboa.. Todavia, só o fez depois de estar a perder por 1-0 (e podendo inclusive já ter 2 "no bucho"). Primeiro quarto de hora muito mau, e que custou claramente 3 pontos. Após a vantagem o problema foi desmontar um bem organizado e concentrado Arouca, que ainda para mais contou com um guarda-redes inspirado... e uma linha ofensiva do Benfica desinspirada. Para os menos resultadistas o jogo pode ter valido para ver em acção um Benfica claramente mais capaz na circulação de bola, e na capacidade de ir para o ataque de forma organizada. Houve menos falhas e desconcentrações, embora este ainda continue a ser o maior problema do Benfica, pois continuam a nascer daqui ocasiões de golo para os adversários.  

O Positivo: 

A melhoria significativa da qualidade de jogo e das dinâmicas dentro do jogo do Benfica. Olhar para o jogo da supertaça, ou mesmo para boa parte do jogo com Estoril, e olhar para o que o Benfica conseguiu fazer durante quase todo o jogo com o Arouca, não tem nada a ver. Embora não seja o melhor que esta equipa poderá fazer, acredito que este crescimento é um sinal muito positivo. 
O Público que encheu quase por completo o estádio municipal de Aveiro. Note-se que apesar da desvantagem não voltaram a haver assobios.. e contestação.. isso é positivo, e seguramente ajudou a que a equipa tivesse acreditado até ao final. 
Júlio César! Novamente em grade evidencia, mas desta vez durante menos minutos... Nada podia fazer no golo que sofreu, mas muito fez para que em mais 2 ou três ocasiões o golo do Arouca voltasse a aparecer. Em grande!
Nico Gaitan! Não sei se estava a dar o litro para esta semana alguém largar definitivamente na Luz um saco cheio de notas, e o levar para a Liga Inglesa.. mas o certo é que Nico esteve novamente em grande plano, e os pormenores em duas ou três jogadas são de craque.. mas craque raro! Espero que cá fiques.. e que fiques com essa vontade! Vamos precisar muito dela.

O Negativo: 

A inoperância da linha mais avançada do Benfica! Perante tal caudal ofensivo, era exigivel no minimo ter conseguido fazer dois golinhos.. aliás.. numa normal situação de jogo (ou eficácia), o Benfica deveria ontem ter vencido por tranquila margem.. foram em torno de uma dezena as ocasiões de golo... mas não entrou nenhuma! 

Os erros defensivos por desconcentração e maus passes continuam! E continuam em quantidades exorbitantes para uma equipa do nível do Benfica! Há muito trabalhinho.. ainda para mais quando daqui saem as melhores ocasiões de golo dos nossos adversários. 

O nervosismo voltou com o golo madrugador do Arouca... e não mais saiu de cima dos jogadores! Mais soltos que habitual, mas muitas jogadas precipitadas na ansiedade de fazer bem!

O Melhor em campo: Nico Gaitan.

O Treinador: Esteve quanto a mim bem na forma como tentou procurar o golo... Mexeu ao intervalo logo com a entrada de Victor Andrade que tinha sido o maior agitador no jogo da Luz (Estoril). O "all-in" com a entrada de Carcella e Raul Jiménez não permite apontar-lhe o que quer que seja na vontade de criar problemas a um Arouca que defendia quase com todos.. Fica por perceber porque não são corrigidos os problemas acima referidos e que já estão a custar pontos. 

O Arbitro: 
Um penálti por marcar sobre Mitroglou na primeira parte... e um golo mal invalidado no último minuto (a haver falta seria do jogador do Arouca.. logo penálti). Erros com influência clara no resultado. Além destes erros claros, ficou sempre alguma passividade perante a agressividade do Arouca.. 


O Arouca: Entrou com tudo, apostado na surpresa de fazer um golo a um Benfica reconhecidamente ainda longe do seu melhor... Conseguiu, e podia ter conseguido mais. Depois fez de forma eficiente o que lhe competia.. Defender, defender e defender... Tendo ainda delineado 2 ou 3 contra-ataques perigosos, a seu mérito neste jogo foi a concentração defensiva.. muito ajudada pelo guarda-redes. Fez o que qualquer outra equipa pequena faria.. em Portugal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário