terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Benfica de Rui Vitória: Análise à pré temporada II


O Plantel Actual :

Se há posição onde Rui Vitória estará tranquilo, deverá ser na baliza. À parte de algum problema físico mais grave que possa atingir Júlio César (o histórico recente deixa algumas interrogações, mas o seu primeiro ano até foi positivo), a baliza estará muito bem entregue à experiência de um dos melhores guardarredes do futebol mundial na última década. Na baliza, o Benfica tem qualidade e experiência ao nível do que se exige! A cobertura estará igualmente bem assegurada por Ederson, com potencial para se ir desenvolvendo - e provavelmente jogando nas Taças internas. No sector defensivo há ainda a experiência de Luisão, esteio fundamental da equipa durante mais de uma década, e ainda um Jardel que vai surpreendendo pela sua consistência. Luisão e Jardel poderão não formar uma dupla histórica, mas seguramente que para consumo interno pode dar para ser uma das melhores (ou mesmo a melhor). Os problemas mais sérios poderão partir das alternativas a centrais. Para dizer a verdade, não desgosto de Lisandro, e acho que poderá evoluir para um patamar semelhante ao de Jardel. Já em Lindelof ponho mais dúvidas, todavia, é uma alternativa credível para 4º central - embora não pareça que seja para Rui Vitória. Nas laterais há situações distintas... Há a segurança defensiva de André Almeida (mas que se envolve pouco nos movimentos ofensivos), o pulmão de Eliseu (de onde por vezes aparecem uns remates de meia distância surpreendentes), a dúvida Sílvio (na questão física) e o potencial de Nelson Semedo (que me deixou muito boas indicações). Há ainda Marçal, mas não creio que tenha conseguido um lugar na equipa. Poderá ser um dos que será emprestado. Creio que falta, no entanto, alguém que possa dar um pouco mais... qualquer dos laterais promete cumprir as suas missões... mas não creio que haja um que possa acrescentar algo mais - e as equipas grandes vivem de jogadores que vão além dos demais! Poderá faltar alguém que cumprindo defensivamente, tenha a acutilância de aparecer envolvido na construção ofensiva da equipa de forma determinante... e tal como escrevi no post anterior, isso poderá ser fundamental para o que Rui Vitória quer fazer no Benfica!
O meio campo parece-me ter bastante valor, mas um pequeno senão! Primeiro o valor do Samaris. Cresceu durante a primeira parte da temporada passada, mostra ser um profissional impecável, dedicado, concentrado e comprometido com a equipa! Merece estar no lote dos capitães, mas além disso, tem futebol de jogador que acrescenta mais à sua posição que a maioria. No meio campo, Samaris deverá ser pedra basilar, e deverá estar geralmente acompanhado de Pizzi. O "8" inventado por Jorge Jesus fez uma pré temporada aceitável, e será capaz de comandar o meio campo com Samaris na maior parte dos jogos. Não tenho certeza se Pizzi poderá ir mais além, e atingir o nível de outros que por ali passaram - como Enzo, Witsel ou Ramires. Mais uma vez, a falta desse jogador que vai mais além.. que faz girar a equipa quando está tudo mais complicado, pode ser um indicador que uma contratação para esta posição faria sentido! Na retaguarda há qualidade para entrar! Feja é jogador para estar ao nível das exigências da posição 6...  e continuo a pensar que Cristante tem potencial para no futuro ser um jogador de TOP internacional! Terá muito que percorrer, e ser aproveitado nos momentos certos.. Há ainda João Teixeira, que na linha de Cristante poderá ser alguém com alma e pés para a posição 8. Raphael Guzo pode não ter conquistado um lugar, e deverá ser emprestado. 
O meio campo ofensivo apresenta quanto a mim algum desequilíbrio... Neste momento temos um jogador que faz a diferença (Nico Gaitan), e que tem o seu futuro incerto no clube! Há mais alguns jogadores de qualidade, como Talisca (mas a jogar ao centro), Djuricic (que ainda parece com futuro muito indefinido pelo pouco tempo de jogo que teve) e Sálvio (só que não podemos contar com ele para já... e poderá não contar durante quase toda a época). Há depois muitas incógnitas! Carcela ainda não mostrou nada de particularmente entusiasmante (embora não pareça mau jogador). Taarabt ainda está de dieta, e quando jogou, mostrou estar a léguas de ser o jogador necessário para fazer diferença. Ola John é um caso sério de indefinição... eu não entendo o que aconteceu ao rapaz! Há os miúdos... mas os miúdos não são ronaldos nem messis, e há que deixar crescer os rapazes para virem a ser jogadores... Portanto, neste capitulo, e especialmente se ficarmos sem Gaitan, o meio campo ofensivo do Benfica estará nivelado muito por baixo... longe dos tempos de Markovic, Gaitan, Sálvio ou Aimar e Di Maria. Se é para jogar bom futebol, parece-me que aqui é fundamental que entre alguém de qualidades insuspeitas! 
No ataque o diapasão não é muito diferente. A estrela a companhia é Jonas. É o jogador que está um (dois ou três) patamares acima de todos os outros. Jonathan ainda não convenceu que pode ser um goleador nato, ou ser substituto de igual qualidade de Lima. Nelson Oliveira até poderá ficar numa óptica de cobertura da equipa principal, mas já não é tempo de esperar que ele se torne no "novo Ibrahimovic" - como noutros tempo era apelidado. Falta algo mais.. o que faz a diferença.. eu sei que são caros, mas se não vier, vai ser complicado! 

As minhas dúvidas:

A pré temporada já deu para tirar algumas ilações, mas ouve muitas outras coisas que ficaram a badalar na minha cabeça! A primeira está na defesa... Contará Lindelof ou não para o "totobola"? Sempre que foi preciso substituir um central, Rui Vitória adaptou.. Samaris e Feja... Então, mas querem ver que há um espírito das adaptações no gabinete de treinador?! Ou então o rapaz não serve.. mas nesse caso não teria sido prudente ficar mais um tempo com César? Ou ele é assim tão mau? Se é, e são todos tão maus, porque ainda não apareceu ninguém? Bem... vamos esperar para ver!
Djuricic é um dos casos que mais me intrigou! Já o tinha referido anteriormente... tenho particular admiração pelo sérvio, e esperava que ele ficasse e tivesse nova oportunidade. Ele ficou com a equipa, foi na digressão, jogou apenas cerca de meia hora e esteve em muito bom nível! No entanto, nunca mais apareceu, e o mister usou por diversas vezes um sistema onde penso que ele assentava como uma luva! Com Jesus Djuricic não encaixou.. mas havia a desculpa do sistema. Rui Vitória parece querer ter mais que uma opção de sistema, mas Djuricic continua a não contar muito... Veremos, porque se calhar o rapaz está só à espera que chova para se ir embora, e nós não sabemos!
O incomodo número três já vem também dos tempo de Jesus, e Vitória também alinha nisto! Talisca na ala!... Este ano, preferencialmente na direita. A realidade é que eu ainda não vi Talisca fazer nada de jeito encostado na ala!!! Já o vi fazer muitas coisas boas a jogar por dentro, pois consegue impor ritmo, levar a equipa para a frente, remata sem medo... dá uma carga de trabalho à defesa contrária... mas sempre no meio, nunca encostado! Meu Deus.. qual será a tara?!?!
Tenho ainda dúvidas quanto ao futuro de Ola John! O Holandês nunca se poderá queixar de oportunidades! Mas depois de uma primeira época interessante, tem desperdiçado todas, e cada vez está pior... Mas o pior de tudo é que não consigo entender o que está a bloquear o desenvolvimento do rapaz! Ele tem qualidade, já fez coisas tão melhores.. e de repente parece que começou a fazer cada vez mais asneiras.. sempre ao contrário do que já antes tinha feito bem... Enfim.. é uma grande pena!

A maior dúvida de todas:

A maior de todas as dúvidas está na palavra do presidente Vieira! Bem sei que duvidar da palavra é uma coisa perigosa, e até feia, em especial tendo em conta que geralmente o presidente não tem faltado com ela. Os seus projectos nasceram.. e em questões de jogadores ou treinadores nunca deixou o dito por não dito! É frontal, e isso valeu-lhe muita confiança dos sócios para poder estar no cargo todos estes anos. Bem sei também que tem sido usual o Benfica apenas apresentar os seus maiores reforços apenas no mês de Agosto, muitas das vezes no comboio da última! Foi assim no ano passado com Jonas, Júlio César, Samaris ou Cristante... Antes com Lima, Siqueira, entre outros. Espero por isso que sejam então dadas as condições iguais a Rui Vitória, por comparação a Jorge Jesus, e como foi prometido por Vieira no dia da apresentação. Se assim não acontecer, e Vieira se escudar no seixal e no plantel semelhante ao anterior ano.. Vieira estará a falhar com o seu treindor e adeptos. Não serei eu o primeiro a "queimar" o treinador, enquanto este não tiver as prometidas condições do presidente. Se não as tiver, e falhar por isso, então a culpa será de Vieira, e não do mister, como já anda muita gente assanhada a querer fazer parecer! 


Sem comentários:

Enviar um comentário