quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Benfica 2 - 0 Astana


Apanhado: Vitória justa do Benfica frente a uma Astana com Aru e Landa em dificuldades físicas, e Nibali suspenso por.... Errrrr. Vinokourov montou bem a estratégia.... Errrr... Bem! Agora a sério. Esta malta é bem melhor no ciclismo que no futebol, e o Benfica sem fazer um jogo extraordinário (nem nada que o pareça) venceu com inteira justiça. Todavia, esperava mais! Em especial na primeira parte, onde as ocasiões escassearam, apesar de terem sido suficientes para sair para o intervalo em vantagem. Nico foi mais uma vez o génio que carregou a equipa, e ainda teve condão de ser ele a brilhar na hora de marcar. Um jogo fenomenal, que ajudou a disfarçar a muito a pobre exibição de Talisca, e mau entendimento com Samaris.. De resto, Samaris fez mais pela equipa ofensivamente que o brasileiro... e a sua missão era fazer mais defensivamente (o que também cumpriu).  


O Positivo: 


Os três pontos na abertura da prova, cumprindo o Benfica a obrigação de despachar a pior equipa do grupo... Agora vêm dois jogos fora, e encara-los sem a pressão de vencer ambas as partidas pode resultar em algo positivo.


Nico Gaitan! Ver este rapaz a jogar desenvolto, com o talento completamente à solta é uma delícia. Estará, provavelmente, a fazer o melhor arranque de época desde que chegou ao Benfica. Estará, talvez, a jogar com mais liberdade para soltar o seu talento inato, e se isso for assim, parabéns a Rui Vitória por saber tirar ainda mais de pequeno génio. É uma delicia ver Gaitan jogar!

O Negativo:

O mau entendimento no meio campo. O problema que Rui Vitória tem demorado mais a melhorar é a ligação e entendimento dos dois médios. Jogar só com dois homens no meio campo sabe-se que exige muito aos mesmos... Para a coisa resultar bem, ainda para mais numa filosofia de jogo que quer privilegiar a posse na maior parte dos momentos de jogo, é preciso que os dois estejam em alta rotação, com entendimentos bem enraizados, sendo que pelo menos um deles tem que ter a capacidade para armar o jogo ofensivo da equipa. Talisca nunca conseguiu ligar o jogo aos alas, ou aos avançados... Depois, esteve bastante mal na hora do passe... E nem os habituais remates de meia distância saíram bem... A culpa pode não ser dele.. até porque Pizzi (quando jogou) também não foi capaz de fazer este trabalho bem feito.  

Apenas 32 mil pessoas... eu sei que é a Astana... eu sei que estava a chover... eu sei que os bilhetes são caros.. Mas isto é a Liga dos campeões!... Muito pouca gente para um jogo da mais importante prova do futebol mundial!

O Melhor em campo: Nico Gaitan

O Treinador: Seria de esperar que a equipa entrasse melhor no jogo, mas Rui Vitória soube espicaçar a equipa ao intervalo.. Aparentemente mexeu no que era suposto, e mais uma vez a equipa  voltou melhor, depois de falar com o mister no descanso. Por isso, nota positiva. 

O Arbitro: Alguns lances de dúvida, onde salta mais à vista um possível penalti a favor do Benfica aos 11 minutos. É verdade que na segunda parte poderia ter marcado falta de Jardel à entrada da área, sendo igualmente merecedora de cartão. Não foi uma grande arbitragem... mas também não influiu na divisão dos pontos. 

A Astana: Esta equipa foi criada pelo governo do Cazaquistão para representar o país, e ser uma força conhecida internacionalmente.. daí chama-se Astana (nome da capital do país). Esperava-se bem menos desta equipa, que é bem mais conhecida em competições com duas rodas e pedais... Foi uma equipa esclarecida em campo, não acusaram a pressão de jogar para a Liga dos Campeões... mas é verdade que raramente incomodaram Julio César.. Foram uma vez com jeito, e quase marcavam!... O jogo no Cazaquistão vai ser duro!... Bem mais duro!...

Sem comentários:

Enviar um comentário