segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Porto 1 - 0 Benfica



Apanhado: Dei por mim a meio da primeira parte a pensar como era estranho ver finalmente o Benfica jogar no Dragão de forma descomplexada, não mostrando qualquer "medo" em defrontar o seu rival no seu reduto. Durante muitos anos a deslocação ao Dragão (ou Antas) mostrava sempre um Benfica encolhido, à espera que sobrasse qualquer coisa da sorte do jogo... quase como se fosse uma qualquer equipa que luta pelo meio da tabela. Mesmo no ano passado, vencendo 0-2, o Benfica apresentou-se dessa forma. "Segurar o tipos.. e eficácia ofensiva..." Rui Vitória teve uma abordagem ao jogo bastante conseguida, e ao intervalo, a estar alguém em vantagem, teria de ser o Benfica. Casillas, negou por mais que uma vez essa pequena justiça. Jonas e Gaitan, não estiveram tão afinados como era desejável... não tendo ainda assim feito maus jogos. O problema surgiu na segunda parte. Entrada mais forte do Porto, apenas reequilibrada depois dos 55''... O Porto voltou a acelerar depois dos 70... e o golo veio aos 87''. Justo, pelo que o Porto foi capaz de fazer na busca da vitória, e pelo que o Benfica não foi capaz de fazer depois dos 70 minutos. Faltou banco? Estratégia? faltou algo.. não foi pouco, e apesar de vitorias morais não darem títulos... Este Benfica vai no bom caminho! (pelo menos parece)


O Positivo: 

O futebol positivo praticado pelo Benfica no reduto do maior rival. Não se encolheu atrás do meio campo, saindo em contra ataques cirúrgicos, como fez tantas outras vezes... Só houve gás para 45 minutos, mas este Benfica já mostra que é capaz de disputar com equipas mais experientes um qualquer jogo. Nos últimos anos éramos gigantes com os pequenos, e pequenotes com os grandes.

A exibição monstruosa de Nelson Semedo! Parecia um trintão a fazer os seu 50º classico! Além de fazer o seu trabalho de forma exemplar, metendo no bolso Brahimi, ainda apareceu uma mão cheia de vezes a dobrar os centrais, e com uma limpeza fenomenal.

A dupla de centrais, mas especialmente Jardel, estiveram a um nível notável! Elogio particularmente Jardel, porque ninguém dava um tremoço furado por ele.. mas ontem por dos melhores em campo.


O Negativo:

A incapacidade em contrariar a aceleração do Porto. O Jogo foi equilibrado, até pendendo mais para o lado do Benfica... se apenas contabilizássemos os primeiros 70 min... Depois o Porto foi à box, mudou de pneus, e arrancou para a vitória. O Benfica meteu pneus muito gastos, e derrapou na última volta!

Os pneus do Benfica foram Talisca, Pizzi e Jimenez. O primeiro nem se viu... eu pelo menos não me consigo lembrar de uma intervenção de registo... Pizzi esteve menos mal, apareceu aqui e ali... mas não foi o Pizzi que apesar de tudo pode ser... Jimenez não teve a minima chance de conduzir... Sem bola... e numa zona do campo que o Benfica praticamente não explorou depois da sua entrada.


O Melhor em campo: Nelson Semedo.


O Treinador: Merece os méritos da evolução cada vez mais notória do futebol praticado pelo Benfica! Jogou sem medos no Dragão, e se a sorte lhe sorrisse podia ter conseguido uma surpresa.. ou pelo menos um aceitável empate no terreno do maior candidato ao titulo. Não crio que desta vez tenha acertado nas substituições.... Sendo verdade que não dispõe de grande banco, a dada altura impunha-se a entrada de um Feja, Pizzi ou até Cristante... mas não Talisca.. Podia equacionar-se trocar Gonçalo Guedes por alguém que ainda tivesse pulmão e pernas para combater a defesa contrária, enquanto se reforçava o meio campo... Apenas procurou reforçar o meio campo... e não resultou.


O Arbitro: Fez asneiras de igual modo para ambos os lados... Maxi merecia ir para o banho mais cedo. Também André Almeida... Maicon devia ter pelo menos visto amarelo ao intervalo.. na segunda metade teria visto o segundo. Acaba por não influenciar de forma determinante o resultado.


O Porto: Pouco Porto durante a primeira metade, para aquilo que é muitas vezes a matriz desta equipa em casa, e especialmente em jogos contra o Benfica. As movimentações ofensivas foram facilmente bloqueadas pelo Benfica, algo pouco comum, tendo criado menos jogo que no ano anterior. Melhor na segunda parte, embora também por "perda" do adversário! Ainda está longe daquilo que vai com certeza render lá para Fevereiro e Março... 

Sem comentários:

Enviar um comentário