segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sporting 1 - 1 Benfica (2-1) a.p.





Apanhado: Bem.. passadas muitas horas do apito final em Alvalade.. vamos 'a frio' procurar entender o que aconteceu para mais uma derrota com a lagartagem. Ora, muita gente diz que o Benfica até esteve bem na primeira parte.. e tal.. piorou na segunda, quando o JJ mexeu no meio campo... e ganhou o jogo... Huumm.. Eu sei.. não percebo nada disto, porque vejo tudo ao contrário. O Benfica teve o sortilégio de fazer um golo a abrir o jogo... podendo considerar que entrámos "bem" nos primeiros minutos. Certo é que a partir do golo, só deu Sporting... Tal e qual como aconteceu na Turquia, o Benfica encostou-se demasiado atrás... abdicou de tentar ter posse.. e tentou (muito mal, diga-se), explorar o contra-ataque. Qual equipa pequena a jogar frente ao Barça!!! Ao intervalo tínhamos 1 remate... o do golo. O Sporting tinha 5 (3 enquadrados), e justificava bem o empate... bem demais, pois no meu sofá já se via o golo do Sporting há muito, muito tempo antes dele aparecer! Sporting que voltou a entrar forte no início da segunda metade.. Aos 60'' já justificava de longe a vantagem, frente a um Benfica apático e sem nenhuma ideia!! Claramente o pior Benfica do ano.. na minha opinião! - sim, pior que o que perdeu por 3-0 na Luz. O "miolo" da segunda parte foi um período diferente... com o Sporting a abrandar o ritmo.. controlando as operações.. mas a baixa de intensidade permitiu ao Benfica subir uns metros.. No entanto, naturalmente não era inocente.. e estava guardado para o ultimo quarto de hora novo assalto do Sporting à baliza do Benfica. Novamente, a pontaria mais desafinada permitiu ao Benfica levar o jogo para prolongamento. No prolongamento, a queda física de ambas as equipas permitiu mais espaço.. e ocasiões para ambas as partes.. aliás.. a quebra foi notoriamente mais visível do lado do sporting, que encarou o jogo com muito mais intensidade! O golo sorriu a quem mais fez por merecer.. e apesar de ficar o dito penalti por marcar sobre o Luisão... aquilo apenas nos atirava para a sorte dos penaltis.. e quase que parece que lá fomos na esperança de ganhar nos penaltis.. Qual equipa pequenina!... A não repetir, pff!!!!

O Positivo: 

Dificilmente se pode tirar alguma coisa positiva num jogo onde quase não existimos! Salvam-se talvez as cabeças de Luisão, Jardel e Júlio César, que apesar de tudo estiveram bem.. e não lhes faltou trabalho! 


O Negativo:

Jogar retraído no campo, procurando a sorte de um contra-ataque.. ou um erro do Sporting para fazer golo não é coisa que admire!

A falta de ideias da equipa foi dantesaca! Pelo menos, nunca deu para perceber... a não ser que a ideia era esperar que eles rematassem sempre ao lado.. e fizessem um autogolo num atraso ao Gk!

A passividade de Rui Vitória, enquanto observava a sua equipa a ser dominada por outra não superior individualmente! É estranho fazer duas substituições no prolongamento, quando se observa que não se está a jogar um chouriço!


O Melhor em campo: Luisão

O Treinador: De todos os jogos, este pareceu-me claramente aquele onde o treinador esteve pior! Não se percebeu bem a ideia para o jogo.. Certo que o onze indicava que mais um homem no meio, podia estar ligado com a vontade de melhor controlar as operações... mais posse.. permitir menos iniciativa o adversário. A realidade mostrou que o Benfica abdicou de disputar o meio campo a partir do 0-1. Depois esse elemento a mais no meio, parece que servia para ajudar a tapar o caminho da baliza, apenas. No meio de tanta incapacidade de ter jogo... é estranho que RV não tenha tentado mudar o rumo dos acontecimentos, buscando alguma solução para incomodar Rui Patrício! As equipas grandes jogam para ganhar, e marcar! não esperam que a coisa corra bem! Veja lá isso chefe!

O Arbitro: Caseirinho... é não foi poucochinho! Verdade que o Benfica deve a si a saída da Taça de Portugal... Mas não é menos verdade que Jorge Sousa permitiu que a agressividade dos jogadores da casa ultrapassasse o aceitável. Um detalhe que ajuda sempre... o penalti sobre Luisão deixa o sporting sem necessidade de ir aos penaltis.. Foi um bela ajuda.. uma vez mais!... 

O Sporting: Foi, para mim, dos melhores jogos que o Sporting fez esta temporada. Mostrou intensidade, organização, imaginação, e pouco medo de perder! Foi para mim mais merecido que na Luz, e bem mais que na supertaça... 

Sem comentários:

Enviar um comentário